Por ocasião que o governador Jaques Wagner, inaugurou na manhã da última segunda-feira (17/10), duas usinas de álcool no extremo sul da Bahia. Em Lajedão, a unidade da União Industrial Açucareira Ltda (Unial), e em Ibirapuã, a Destilaria de Álcool Ibirapuã (Ibirálcool), o deputado estadual Ronaldo Carletto (PP), disse que com as duas novas usinas de álcool na região, serão injetados na economia flutuante de Lajedão e Ibirapuã, cerca de R$ 10 milhões por mês.
O deputado Ronaldo Carletto ainda destacou que o extremo sul da Bahia é autônomo e por causa da sua economia pujante, a região tem hoje, vida própria, acrescentando que as duas novas destilarias de álcool vieram selar com a independência econômica da região. Ao ser perguntado, ele disse que é a favor do projeto que divide a Bahia pelas margens do rio São Francisco, porque é favor sempre da independência e do crescimento.
Ronaldo Carletto, ainda desejou dizendo, que caso se torne real o estudo para se criar o projeto do estado de Santa Cruz, que formaria um novo estado demarcado a partir do rio de Contas em Aurelino Leal até o município de Mucuri (em que a capital fosse Itabuna, Ilhéus, Porto Seguro ou Teixeira de Freitas), que ele também seria a favor, porque reconhece o potencial do sul e extremo sul da Bahia, porque juntas, segundo ele, as regiões formariam uma grande independência federativa.
Por Athylla Borborema