O novo titular da Polícia Civil no município de Santa Cruz Cabrália, delegado Sinézio Júnior, assumiu a instituição na primeira hora da manhã desta segunda-feira (31/10), em substituição ao delegado Wendel Ferreira Santos que veio transferido para Teixeira de Freitas para assumir a Delegacia Regional Especializada de Tóxicos e Entorpecentes - DTE. A transição já havia ocorrido no decorrer da semana anterior, mas só no início da manhã desta segunda-feira (31), fora que o delegado Sinézio Junior tomou posse de fato da titularidade da Polícia Civil de Santa Cruz Cabrália.
Segundo o delegado Sinézio Júnior, ele assume a unidade numa condição muito boa, tendo em vista que o seu antecessor trata-se de um delegado muito bem alinhado e planejado administrativamente e, portanto, lhe deixa uma estrutura favorável para que possa trabalhar daqui por diante, inclusive 5 agentes e um escrivão. Razão pela qual, alega ele, que terá grandes desafios pela frente, porque sua responsabilidade não será meramente de autoridade processante e sim de substituir um grande delegado. Mas alerta que a sua única preocupação é com a carceragem do Complexo Policial que foi construída para abrigar 40 internos e já está com 35 presos.
Contudo, o delegado Sinézio Júnior informou que nesta primeira semana vai promover um raio-x do município para depois começar aplicar medidas cabíveis e permissíveis, especialmente intensificando a repressão aos crimes contra a vida e contra a dignidade sexual, baseados principalmente nos homicídios e o grande índices de estupros contra turistas e índias menores de idade, definindo autoria e materialidade com instauração de inquéritos, além das operações de combate ao tráfico. Entretanto, destaca que para intensificar os trabalhos da polícia judiciária em Santa Cruz Cabrália, ele vai contar incondicionalmente com o apoio e com a orientação do seu coordenador regional Evy Paternostro, na 23ª Coordenadoria Regional da Polícia Civil em Eunápolis, objetivando garantir mais agilidade às investigações.
Quem é Sinézio Junior
O novo delegado titular da Polícia Civil no município de Santa Cruz Cabrália, é Sinézio Vieira Júnior, de 40 anos. E por apenas percurso de maternidade, ele nasceu em Mantena, cidade da região leste de Minas Gerais, mas foi criado e educado a 10 Km de distância de onde ocorreu seu nascimento, na vizinha cidade de Barra de São Francisco no oeste do estado do Espírito Santo, onde ainda estão suas raízes familiares até os dias atuais.
Em 1995, ele passou no concurso para investigador da Polícia Civil do estado do Espírito Santo, só tendo sido chamado em setembro de 2011, e obviamente não quis assumir o cargo, porque atualmente é delegado na Bahia. Sinézio Junior chegou ao território baiano no ano de 1998, após integrar aos quadros da Polícia Civil da Bahia, por meio de concurso público, na condição de escrivão de polícia. E por 11 anos, trabalhou como escrivão nas delegacias das cidades de Mucuri e Nova Viçosa, e também dos distritos de Itabatã e Posto da Mata.
Em 2009, Sinézio Júnior integrou aos quadros de delegados de carreira da Polícia Civil da Bahia, tendo trabalhado até fevereiro de 2011, na base da 26ª Coordenadoria Regional da Polícia Civil de Santa Maria da Vitória, como delegado titular do município de Jaborandi e delegado substituto do município de Coribe, região oeste do estado. E ainda em fevereiro de 2011, retornou ao extremo sul baiano, onde passou a responder pelo plantão central da 1ª Delegacia Territorial da Polícia Civil de Porto Seguro.
E no Diário Oficial da Bahia de sábado do último dia 22 de outubro, oito meses depois estando em Porto Seguro, ele foi designado e nomeado como titular do município de Santa Cruz Cabrália. O delegado Sinézio Junior é bacharel em direito pela UNESC – Universidade Estadual de Colatina/Centro Universitário do Espírito Santo, e pós-graduado em direito penal e processual penal pela FADIVALE – Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce, em Governador Valadares/MG.
Por Athylla Borborema