Há um ano, a Prefeitura de Mucuri dava por inaugurado uma unidade do SAMU– Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. A solenidade aconteceu exatamente em 26 de setembro de 2011, e mais de um ano depois o saldo é positivo. Foram 625 atendimentos até setembro deste ano.
Com onze funcionários, em plantões 24 horas ininterruptos, o SAMU é formado por Técnicos de enfermagem, com vasta experiência em serviço de emergência, e condutores com formação em bombeiros/brigadistas. A equipe está em constante aperfeiçoamento, participando de treinamentos importantes, que possibilite um atendimento rápido e eficaz.
A mesma equipe – que tem autonomia para realizar atendimentos especializados, como neurologia, ortopedia, cirurgia, cardiologia, entre outros – também promovem trabalhos de educação social. Recentemente, através de palestras nas escolas do município, os alunos foram orientados quanto os riscos dos trotes, e a unidade percebeu uma diminuição de cerca de 60% dos chamados desnecessários.
“A Prefeitura de Mucuri fez uma série de investimentos em saúde pública nos últimos anos, em especial no que diz respeito ao atendimento móvel. Onde o cidadão estiver, seja nos distritos ou zonas rurais, haverá um transporte para mover o enfermo, desde as emergências, como é o caso do SAMU, até um exame menos complexo, com ambulâncias e veículos a disposição 24 horas”, informa o prefeito Paulo Alexandre Griffo.
Fonte: TN