A 44ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) encerrou nesta sexta-feira (04/11) a primeira semana de temas selecionados, quando um palestrante é convidado para abordar algum tema para os 22 alunos que fazem o Curso de Formação de Soldados naquela unidade policial.
Ministraram palestras o capitão Luís Cláudio, do 13º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Teixeira de Freitas (Minorias Sociais), Rafael Henrique Tarcia, promotor de Justiça de Medeiros Neto (Uso da Algema e Uso Progressivo da Força), Marcio Roberto, ex-venerável da Loja Maçônica Acácia do Extremo Sul (Maçonaria e Religião), Kleber Eduardo Gonçalves, delegado da Polícia Civil de Medeiros Neto (Abuso de Autoridade e Desacato à Autoridade) e Marcos Anjo, pastor da Segunda Igreja Batista de Medeiros Neto (Religião).
Na próxima semana o jornalista Atylla Borborema, diretor do site Teixeiranews, abordará o polêmico tema Relação entre Imprensa e Polícia. O major Gilson Paixão Silva Santos, comandante da 44ª CIPM falará sobre Responsabilidade do Agente Público. Capitão Carlos Eduardo Barbosa, subcomandante da 44ª CIPM fará explanações sobre a Lei Seca, enfatizando a sua aplicabilidade.
O tenente coronel Sérgio Barros Bispo, comandante do 13º BPM, ministrará palestra sobre Termo Circunstanciado e o empresário do ramo de produtos naturais Denny Braga sobre Qualidade de Vida.
Esta é a segunda turma de alunos a soldados que a 44ª está formando. “O nosso núcleo pretende desenvolver nos alunos, além das habilidades da atividade policial-militar, uma consciência social, crítica, solidária e democrática, para que eles, paulatinamente, vá percebendo, como agente do processo de construção do conhecimento e de transformação das relações entre homens em sociedade, a ampliação e recriação de suas experiências, de suas articulações com o saber organizado e de suas relações da teoria com a prática, por isso estamos trabalhando conceitos como ética e cidadania, articulando-os com os conteúdos de atitudes e procedimentos na prática operacional”, disse o comandante major Gilson Paixão.
“O aluno de hoje, será o policial de amanhã, que estará na rua prestando serviço à sociedade e cumprindo com a missão da nossa briosa Polícia Militar, que é a de preservar a ordem pública, exercer a polícia ostensiva, garantindo a segurança e o bem-estar da comunidade”, completou o capitão Fabiano Santos Lima, coordenador do curso.
Por: Edelvânio Pinheiro/Liberdadenews