O Município de Itanhém através do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde realizou no último sábado, 12 de novembro, o dia “D”, da Campanha de Vacinação anti-rábica para cães e gatos.
Os postos de atendimento foram montados nos ESFs, além de algumas escolas e funcionaram das 8 às 17 horas, sem interrupção no atendimento.
A vacina anti-rábica é gratuita e serve para prevenir os animais domésticos do vírus da raiva e qualquer animal a partir do fim do 3 º mês de nascido deve receber a dose e deve esperar 21 dias após a aplicação para levar o animal para passear na rua, pois antes disso não está imunizado e fêmeas paridas com mais de 15 dias também devem ser vacinadas, sem contra-indicação.
Os proprietários de animais atenderam a recomendação da Vigilância Epidemiológica e conduziram os seus animais aos pontos de vacina equipados com coleira e a carteira de vacinação do animal.
DOENÇA
A raiva é uma zoonose de origem viral que pode acometer todos os mamíferos, inclusive o homem. É transmitida pela inoculação do vírus rábico e pode levar a morte, quando o tratamento não for realizado corretamente.
A transmissão da raiva ocorre com a penetração do vírus, presente na saliva ou mucosa; pela mordedura, arranhadura e lambedura de ferimentos ou mucosas de animais raivosos.
O animal doente apresenta comportamentos de agressividade, dificuldade de engolir, busca lugares escuros e tem paralisia dos membros. No homem, os sintomas iniciais da raiva são febre e mal estar.
Segundo o diretor do Centro de Vigilância Epidemiológica, Luis Correia a campanha visa à imunização de mais de 80% da população canina do município. “Há três anos Itanhém vem aumentando essa meta e temos conseguido realizar com sucesso a vacinação nesses animais. Mas precisamos do apoio e da conscientização da população para que eles levem seus bichinhos para serem vacinados”.
Ainda segundo nos informou o Diretor do Centro de Vigilância Epidemiológica, Luiz Correia, ”a campanha de Vacinação Anti- rábica, superou todas as expectativas da Vigilância Epidemiológica, uma vez que foram vacinados mais 4.000 animais e a campanha continuará nos distritos de Itanhém, já foi realizada em Ibirajá, com mais de 250 animais vacinados.
Em Santa Rita a vacinação está agendada para o próximo dia 18 e em Batinga, dia 19, nas unidades de saúde desses locais. Na zona rural já foram vacinados mais de 1.000, animais entre cães e gatos”. É importante frisar também que a vacina não oferece risco à saúde de animais gestantes ou em período de amamentação.
Por: Liberdadenews/Ascom