Educadores, dirigentes e alunos, representantes da administração municipal e de entidades da sociedade civil se reuniram em Audiência Pública na sexta-feira (11, no Instituto de Educação, para a apresentação e discussão de propostas para a elaboração do Plano Municipal de Educação do Município de Guaratinga (PME).


O PME é um documento que norteará as políticas públicas para a Educação nos próximos 10 anos. É produzido com a participação dos profissionais da educação, alunos e da sociedade civil.

Na audiência pública, a Secretaria de Educação apresentou o diagnóstico feito da Educação, mostrando as demandas, fatores positivos e negativos no município, e as pessoas e segmentos representativos da sociedade fizeram sugestões de ações para serem incluídas no PME.

Dentes as propostas apresentados na audiência, as principais serão incluídas no PME, que será transformado em minuta de projeto de lei que será enviada à Câmara Municipal. A partir daí, a casa legislativa deverá elaborar um projeto de lei, visando incluir o PME no Plano Plurianual, Plano Decenal e nos orçamentos dos próximos 10 anos.

Assim, todas as ações a serem desenvolvidas ou realizadas pela administração municipal na Educação, nesse período, terão que atender as propostas contidas no PME. 

A elaboração do Plano culmina dois anos de trabalho da Secretaria Municipal de Educação, com o apoio e orientação do Programa de Apoio à Administração Municipal (PROAM), da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Na coleta de dados, articulação e elaboração do Diagnóstico. 

As propostas foram apresentadas e discutidas em grupos de trabalho (GTs), que foram divididos em temas, como: Educação Infantil, Fundamental, Médio e Superior; Educação Profissional, de Jovens e Adultos, do Campo, Quilombola/Indígena e Especial; Transversalidade; Gestão da Educação Municipal; Financiamento e Valorização dos Profissionais da Educação.

Para o representante do PROAM, que esteve presente à audiência como observador, “esse planejamento das ações reflete na melhoria do ensino. Muitos municípios já aderiram a essa idéia, ou estão aderindo, e isso só melhora a educação nesses municípios”, esclareceu.

Continua depois da publicidade


Por: Liberdadenews/Ascom

Justiça concede liberdade a médico preso por injúria racial no Sul

Preso sob acusação de injúria racial, o médico obstetra Luís Leite teve um habeas corpus concedido pela Justiça nesta segunda-feira (4).

Menina de 11 anos e homem morrem afogados em rios

O fim de semana foi marcado por afogamentos no oeste da Bahia. Os casos ocorreram nos municípios de Xique-Xique e Angical. As vítimas são uma

Motociclista morre após tentar atravessar ponte interditada

Formosa do Rio Preto: Um homem de 53 anos morreu após tentar atravessar uma ponte interditada, na manhã desta segunda-feira (4), na zona

Foragido da Justiça é preso pela PM em Itabela

Itabela: Acusado de homicídio em 2020, Wanderson Vaqueiro Conceição, de 24 anos, vulgo Budé, foi preso nesta quinta-feira,31/10, em Itabela.

Polícia Militar apreende drogas no Centro de Medeiros Neto

Medeiros Neto: Na manhã deste domingo (3), por volta das 7h30, a Polícia Militar de Medeiros Neto deflagrou uma operação que resultou na

Estudante de 14 anos é flagrada com 40 pinos de cocaína em escola

Feira de Santana: Uma estudante de 14 anos foi flagrada com cocaína em uma escola municipal de Feira de Santana, a cerca de 100 km de

Dono de hotel de luxo em Trancoso é preso pela PF em operação

Porto Seguro: Um proprietário de um hotel de luxo em Trancoso, em Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, foi preso pela Polícia Federal (PF)

Assassinato do ex-ator mirim João Rebello: o que se sabe sobre o

Porto Seguro: As investigações da Polícia Civil apontam que o DJ e ex-ator mirim João Rebello, de 45 anos, foi assassinado por engano. Ele

Inmet coloca extremo sul baiano em alerta amarelo para acumulado de

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um aviso para municípios do extremo sul da Bahia sobre o acumulado de chuva, com grau de

Três criminosos morrem após confronto com policiais militares em

Porto Seguro: Três homens morreram após confronto com policiais militares, em uma localidade conhecida como Vale Verde, distrito de Porto Seguro,

Mucuri outubro 2024