O tenente-coronel Sérgio Barros, comandante do 13º Batalhão de Teixeira de Freitas, encerrou o ciclo de palestras realizadas para os 21 alunos do Núcleo de Formação de Soldados da 44ª Companhia Independente de Polícia Militar de Medeiros (CIPM). Ele, que é bacharel em Direito, falou sobre as mudanças do Termo Circunstanciado.
Durante a semana o radialista, publicitário, jornalista Athylla Borborema, que é um dos diretores do portal de notícias Teixeira News, abordou a polêmica relação entre polícia e imprensa. O major Gilson Paixão Silva Santos, comandante da 44ª CIPM, falou sobre a responsabilidade do agente público na atividade policial-militar e o capitão Eduardo Barbosa da Silva, subcomandante, sobre a aplicabilidade da lei seca.
Outros palestrantes também abordaram temas importantes para os futuros soldados como, por exemplo, o promotor de Justiça Rafael Henrique Tarcia Andreazzi, o ex-venerável da loja maçônica Acácia do Extremo Sul Márcio de Jesus e o delegado de Polícia Civil Kleber Eduardo Gonçalves.
Palestra semelhante o tenente coronel proferiu no início de novembro na sede da 43ª CIPM, em Itamaraju. Agora os termos Circunstanciados, aplicados em caso de crimes de menor potencial ofensivo, poderão ser feitos pelos próprios policiais militares e encaminhados diretamente ao Poder Judiciário.
Antes essas ocorrências eram atendidas pela guarnição da PM que, após ouvir as partes envolvidas no problema, fazia o encaminhamento à Delegacia da Polícia Civil.
A nova medida, que já está sendo aplicada na cidade de Teixeira de Freitas, muito em breve será aplicada também nas cidades que compõem a 43ª e 44ª CIPMs. “Entre outros objetivos a elaboração de TCOs pela PM visa diminuir o tempo de atendimento às ocorrências, bem como desafogar a Polícia Civil e proporcionar o maior tempo da Polícia Militar nas ruas”, explicou o tenente-coronel.
Por: Edelvânio Pinheiro/Liberdadenews