O prefeito Jadson Ruas, que acaba de completar 90 dias a frente da Prefeitura de Caravelas, entregou à população três lanchas e dois ônibus escolares, além de uma máquina retro-escavadeira.
Nesta segunda-feira, dia 21 de novembro, o prefeito Jadson Ruas apresentou à população de Caravelas três lanchas escolares, dois ônibus escolares e uma retro-escavadeira. Os novos veículos e as embarcações foram apresentados em uma carreata que percorreu as principais ruas do centro da cidade e dos distritos de Ponta de Areia e Barra de Caravelas. O município recebeu essas três lanchas e os dois ônibus escolares do Ministério da Educação e Cultura (MEC), através do Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE). As lanchas fazem parte do Programa Caminho da Escola e são construídas pela Marinha do Brasil especificamente para o transporte dos estudantes principalmente nos municípios litorâneos. Assim, levou-se em consideração a idade e as necessidades desse público durante o trajeto casa/escola.
Construídas em alumínio naval, com 7,30m de comprimento, as lanchas escolares incluem itens de segurança, como coletes salva-vidas, extintores de incêndio, sirene, luz de navegação, e rádio comunicador. Cada uma pode transportar 21 alunos, incluindo um lugar para portador de necessidade especial.
“O município de Caravelas foi contemplado pelo MEC porque respondeu um questionário que identificou as rotas fluviais utilizadas, o número de alunos transportados em embarcações, as condições técnicas desses barcos, o tempo gasto e a expectativa de pais e alunos, autoridades municipais e comunidades ribeirinhas”, disse o prefeito Jadson Ruas.
Tudo isso só foi possível graças ao empenho da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), no comando do secretário José da Cruz dos Anjos, que respondeu ao questionário do FNDE, fez o estudo de demanda e juntou a documentação necessária para pleitear as lanchas, tendo como principal objetivo renovar a frota de veículos escolares do município, garantir mais conforto e segurança aos estudantes e contribuir para o acesso dos mesmos às escolas, principalmente os que residem na região ribeirinha”, completou Ruas.
Os dois ônibus escolares também fruto de parceria com o Ministério da Educação, vão ajudar no transporte de alunos da sede e interior, oferecendo mais segurança e barateando os custos para os cofres municipais. “Esses cinco veículos juntos vão melhorar muito o transporte escolar de Caravelas.
Esse é o nosso dever como gestor, reorganizar a máquina administrativa e buscar parcerias para melhorar os serviços disponibilizados aos cidadãos”, falou o chefe do executivo municipal.Já a retro-escavadeira, segundo Jadson Ruas, também veio em boa hora, principalmente para o trabalho de escoamento da água na sede e nos distritos de Ponta de Areia e Barra de Caravelas, que por serem de superfícies planas, nos períodos chuvosos muitos locais acabam sendo alagados. “Já iniciamos a abertura de canais com manilhamento em alguns locais e agora com essa nova máquina vamos atender mais rapidamente as solicitações dos moradores”, informou.
Por: Liberdadenews/Ascom