Com a exoneração de 120 servidores que ocupavam cargos comissionados na Prefeitura Municipal de Itamaraju e a não renovação de mais de 600 contratados, a cidade de Itamaraju, praticamente parou nesta última quinta-feira, 2 de dezembro. Todos os Postos de Saúde da Família (PSF) da cidade, que somam 22, amanheceram lacrados.
O prefeito justificou as demissões afirmando que trata-se de cortes de gastos para equilibrar as contas públicas. Após publicar as exonerações, Pedro da Campineira “desapareceu” da prefeitura, não tendo sido encontrado para falar sobre os impactos que sua decisão está causando na cidade.
Ao tentar equilibrar as contas públicas, o prefeito causa um enorme prejuízo econômico para a sociedade itamarajuense em pleno fim do ano, deixando mais de 700 pessoas desempregadas e tirando de circulação da cidade um capital de aproximadamente um milhão de reais, justamente no mês de celebração natalina e réveillon.
Vários outros órgãos administrados pela Prefeitura Municipal também não estão funcionando. É o caso dos programas do Governo Federal Centro de Referência de Assistência Social - CRAS I e II, que socorre pessoas em vulnerabilidade social, atuando ainda como principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas).
Outro Programa, que é mantido pelo Governo Federal e que também fechou as portas devido às exonerações foi o CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social – que oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas sócio-educativas em meio aberto. Em Itamaraju há várias crianças que são dependentes de drogas ilícitas e que precisam do acompanhamento deste órgão.
Também se encontram sem funcionar o Centro de Fisioterapia Padre Ibiapina, o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Pró Jovem), Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), dentre outros. Informações extra oficiais dão conta que esses órgãos só funcionarão a partir do ano que vem, quando novas pessoas serão nomeados para os cargos comissionados e outros servidores serão contratados.
O departamento de jornalismo da Rádio Extremo Sul AM, após receber diversas ligações com queixas de moradores de diversos bairros do município, enviou sua equipe de reportagem para conferir a veracidade das denúncias, e ao percorrer todos os pontos da cidade, pode registrar como se vê nas fotos acima que todos os órgãos citados na matéria realmente Prefeito exonera mais 700 funcionários e fecha 22 Postos de Saúde em Itamaraju.
Por: Radar830/Daniel Borges