Na manhã desta sexta-feira (09/12), no Auditório da Câmara de Vereadores de Prado, aconteceu a solenidade de formatura dos alunos de escolas públicas do município que foram contemplados ao longo do ano de 2011 pelo Programa de Resistência às Drogas (PROERD). No evento estiveram presentes João Alberto Viana Amaral “Jonga”, prefeito da cidade, o major Raimundo Magalhães, comandante da 43ª CIPM, acompanhado de seu subcomandante, capitão Leonardo Dumas, Bruna Giorno, secretária de Educação do município, o tenente Samuel Santa Bárbara, comandante do 4º Pelotão de Prado, o tenente Sidney Oliveira, coordenador do Proerd na Unidade, além de diretores e professores das três escolas publicas que receberam o programa.
O PROERD é um trabalho de parceria entre a Polícia Militar, Escolas e Famílias para prevenir o abuso de drogas e violência entre jovens estudantes do Ensino Fundamental. Sendo aplicado em escolas da rede oficial de ensino, destinado prioritariamente a estudantes na faixa etária de 09 a 14 anos, que, durante o semestre letivo, recebem orientações voltadas para prevenção, através de dez aulas que são ministradas por um policial militar habilitado.
As instruções são ministradas pela sargento Romenny Larissy Favarato, policial militar que tem qualificação para essa atividade junto à comunidade escolar. Tendo sido implementado pela 43ª CIPM na cidade de Prado a partir do ano de 2009, o programa já atingiu um número de 902 alunos de escolas públicas do município. Sendo que, neste ano, 315 alunos das Escolas Luis Eduardo Magalhães, Perolina Ramos Mascarenhas e 2 de Julho (Distrito de Guarany) passaram pelo PROERD e participaram da formatura.
Na formatura, os alunos proerdianos assumiram o compromisso, perante autoridades, professores, policiais, pais e pessoas da comunidade, de dizer não às drogas. Em cada escola os alunos elaboraram, ao final do curso, uma redação sobre o tema “Como viver de forma saudável e não usar drogas” e, na solenidade, os melhores colocados receberam medalhas e certificados das autoridades presentes.
Fonte: TN