Mucuri: Em virtude das notícias publicadas em alguns veículos de comunicação do Extremo Sul da Bahia com acusações infundadas à Suzano Papel e Celulose S.A., a empresa vem a público esclarecer.
A ata de reunião da APRESBA, publicada em alguns veículos de comunicação, refere-se à reunião realizada entre membros associados da entidade e sua própria diretoria (documento interno) e menciona as intenções da entidade de cobrar da Suzano pagamentos retroativos de equiparação de preços da madeira revertidos em compra de máquinas de hemodiálise para a região. Porém, não há qualquer documento e/ou acordo assinado pela Suzano aceitando tais intenções.
O email enviado a alguns executivos da empresa foi recebido apenas como notificação e também não há resposta documentada com o “de acordo” da companhia para tais pedidos.
Sobre a suposta dívida da empresa com seus fomentados do Sul da Bahia, a Suzano reitera que desconhece qualquer acordo com a APRESBA ou produtores, referente a pagamentos retroativos de equiparação de preços da madeira revertidos em compra de máquinas de hemodiálise para a região.
A empresa está sempre aberta ao diálogo com suas partes interessadas e, até o momento, não foi informada por seus fomentados, sobre eventuais dúvidas ou questionamentos relacionados à execução dos seus respectivos contratos.
Sobre a ampliação da Unidade Mucuri e as contrapartidas sociais pra a região, a Suzano investiu cerca de R$ 25 milhões, em 2007 e 2008, cumprindo os Termos de Compromisso firmados com o Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Estado de Saúde – SESAB, e a Prefeitura Municipal de Mucuri. Vale ressaltar que os investimentos foram realizados na Saúde, Educação, Segurança e Infra-estrutura públicas. Para a área da Saúde, no período, a Suzano doou equipamentos para hospitais e clínicas públicas e reformou e/ou ampliou Postos de Saúde da Família (PSF), além de construir a Casa de Parto de Mucuri.
Fruto do relacionamento com as comunidades, a Suzano desenvolve projetos socioambientais nas áreas de educação, geração de renda e cultura, beneficiando quase 100 comunidades do extremo Sul da Bahia, norte do Espírito Santo e leste de Minas Gerais. Os investimentos em projetos socioambientais na região ultrapassam R$ 10 milhões anuais.
A Suzano tem o comprometimento com o desenvolvimento sustentável da região. Isso significa que em todo o seu trabalho procura gerar valor e benefícios para todas as partes envolvidas. A empresa investe em uma gestão responsável nas questões econômicas, sociais e ambientais, de forma integrada.
Nos seus 87 anos de história, a Suzano sempre prezou pelo cumprimento dos seus compromissos e das leis vigentes, e pelo respeito aos contratos firmados com fornecedores e demais parceiros. Sua atuação sempre foi pautada pela legalidade e conduta ética nas relações, valor que já foi reconhecido por diversas certificações e premiações nacionais e internacionais.
Cordialmente,
Suzano Papel e Celulose