Fernando de Noronha é um conjunto de 21 ilhas localizado a aproximadamente a 550 quilômetros de Pernambuco, Brasil. É conhecido por paisagens de tirar o fôlego, praias e águas cristalinas, e uma grande oferta gastronômica que vamos explorar nesta matéria.
Fernando de Noronha está entre as praias mais bonitas do Brasil e do mundo, como Grace Bay na República Dominicana; Varadero, em Cuba ou Eagle Beach, em Aruba.
Além disso, Fernando de Noronha é um ponto de parada obrigatório para os amantes do mergulho. A clareza de suas águas e suas temperaturas amenas proporcionam uma excelente visibilidade, o que convida a observar detalhadamente a vida marinha de corais, golfinhos, tartarugas e tubarões. Se você não tiver experiência em mergulho, há instrutores qualificados com certificado oficial no local.
Qual é a melhor época para visitar Fernando de Noronha?
Antes de comprar seu pacote Fernando de Noronha, você deve saber que, em termos de turismo, as épocas fortes são entre os meses de férias e dias feriados, ou seja, a chamada alta temporada ocorre entre dezembro e fevereiro. Julho também é um mês de grande demanda turística na área, por isso é importante planejar sua viagem com antecedência.
Agora, se você deseja desfrutar dessa paisagem sem muita gente ao seu redor, os meses recomendados para visitar Fernando de Noronha são entre abril e junho, o que é conhecido como período de baixa temporada. A temporada média ocorre em fevereiro e entre agosto e dezembro. Nesses meses, o movimento turístico está em níveis médios entre a baixa e a alta temporada.
Com essa informação, agora você saberá quando comprar seu pacote Fernando de Noronha para curtir um bom descanso.
Entre em contato pleno com a natureza
Como mencionamos, este arquipélago é composto por 21 ilhas, mas apenas uma delas é habitada. A ilha central, também chamada Fernando de Noronha, tem 17 km² e apresenta uma proposta natural surpreendente.
Além de apreciar a fauna marinha e o pôr do sol magnífico, os turistas podem caminhar por trilhas maravilhosas que levam a praias de águas cristalinas.
Clima
Se você gosta de calor, este é o lugar certo para você. Durante o ano inteiro, Fernando de Noronha apresenta um clima tropical com um sol radiante e temperaturas que giram em torno de 28º e águas que oscilam entre 24º e 26º, tornando este lugar uma proposta mais do que tentadora para conhecer.
Fernando de Noronha tem duas estações bem definidas: a seca, que vai de agosto a fevereiro, e a chuvosa, que ocorre entre março e o final de maio.
Mas atenção, o fato de ser a temporada de chuvas não significa que elas aconteçam todos os dias ou durante todo o dia. Portanto, você pode planejar sua viagem sem problemas.
No entanto, se você viajar na temporada de chuvas, é importante trazer calçados adequados, especialmente se caminhar em trilhas estiver entre seus planos.
Cultura
De acordo com o local, o turismo ecológico é o motor da região e a primeira atividade dos ilhéus. Apesar de pequena, esta ilha tem um grande patrimônio cultural e histórico.
Existem cerca de 10 fortes construídos pelos portugueses durante o século XVIII, e em Vila dos Remédios, conhecida como o primeiro centro urbano da ilha, toda a história deste lugar é reunida.
Gastronomia
Uma das marcas distintivas do Brasil é a sua ampla oferta gastronômica, produto de uma influência cultural diversa entre as quais se misturam o indígena, o africano, o português, o italiano, o árabe e muito mais.
A união gastronômica dessas culturas oferece à cozinha brasileira um caráter variado e multicolorido, tornando-a uma das propostas mais atraentes do mundo.
Frutos do mar, arroz com feijão, frutas tropicais e churrasco são apenas algumas das opções que os pratos nativos do Brasil oferecem. Eles são preparados com métodos milenares que se adaptaram ao longo da história deste país.
Alguns pratos típicos:
Logicamente, por estar cercado pelo mar, em Fernando de Noronha, o marisco é o prato mais representativo do lugar. Desde sashimi até sushi, assado na grelha, entre os pratos característicos da ilha destaca-se o peixe coberto com folha de bananeira e a almôndega frita de carne de tubarão.
o Pamonha: é uma bola de massa de milho cozido, que é envolta em folhas de milho ou de bananeira. Pode ser preparada como comida doce ou salgada, com temperos para bacon, cebola ou tomate.
o Canjica: um dos doces mais tradicionais do país. Sua preparação consiste em milho, leite condensado e açúcar, geralmente acompanhados de leite de coco e amendoim.
o Vatapá: o vatapá é um purê espesso feito com camarão, pão e leite de coco. Para dar sabor, há vários ingredientes como amendoim, castanhas de caju, cebola, pimentão ou gengibre.
o A feijoada: o prato mais tradicional do Brasil. Criada no Rio de Janeiro, a feijoada é feita com feijão preto, cozido com carne e acompanhado por arroz.
Por que visitar Fernando de Noronha?
Esportes aquáticos, flora, fauna autóctone, conhecer projetos de proteção ambiental fazem de Fernando de Noronha um lugar incomparável.
Classificado pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade, este lugar é considerado um reduto da natureza selvagem, uma vez que na década de 1990 começou a ser explorado como espaço turístico.
Por causa disso, há uma forte intenção por parte das autoridades de manter a flora e fauna praticamente intactas.