Teixeira de Freitas: Aconteceu uma reunião na quarta feira (06) pela manhã na prefeitura, com representantes da secretaria de infra estrutura, meio ambiente, segurança com cidadania, defesa civil, assistência social, e o ministério público, com objetivo de verificar a atual situação de preservação ambiental do município.
Com essa iniciativa já foram identificado vários locais que estão sendo ocupados de forma irregular, com construções de imóveis, desmatamento, entre outros. Várias moradias já foram visitadas pelos representantes do município, entre eles estão o Córrego do penteado fundo do posto dois irmãos. Segundo o Coronel Bartolomeu Calheiros a ação agora, é fazer o cadastramento dos moradores, conscientizá-los da irregularidade, “no máximo sexta feira (08) os moradores serão retirados desses locais e encaminhados para outros imóveis ou para alugueis sociais, até conseguir um imóvel definitivo”. Esclarece o secretário de segurança com cidadania Bartolomeu Calheiros.
Após a retirada desses moradores dos imóveis tudo será destruído, “além de serem destruídas, as áreas serão revitalizadas com plantio de árvores, respeitando totalmente a legislação municipal e federal”. Informou Welligton Bruno, gerente administrativo regional do Ministério Público.
Ainda ontem em uma área de preservação permanente, na ladeira asfaltada indo para o Bairro Colina Verde, foi apreendida uma máquina retro escavadeira, que estava fazendo terra planagem para mais construções irregulares, segundo relato de uma moradora depois que a embasa fez ligação clandestina, as pessoas acreditavam que estava tudo legalizado e compravam terrenos sem saber que estavam sendo enganados por um suposto dono.
O secretário de Meio Ambiente do município falou das leis para a preservação da APP, “a área de preservação permanente tem uma metragem, que deve ser respeitado os 30m de ambos os lados conforme a lei municipal e mais 30m de acordo ao código florestal federal, ou seja, 60m está dentro do permitido, passando disso é ilegal, como são os casos que estamos encontrando, e iremos trabalhar firme para regularizar todas as situações”. Afirma Arnaldinho, secretário de Meio Ambiente.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews