Prado: Nos últimos anos a cidade de Prado vem atraíndo cada vez mais um grande número de turistas, esses que, quando escolhem o município como destino, levam em consideração a tranquilidade do lugar. A fim de ratificar isso, a 43ª CIPM montou para o período momesco a “Operação Carnaval 2013” que nos dias de festa contou com um forte esquema de segurança, garantindo aos turistas, foliões e nativos um clima de paz em meio á festa.
Nesse sentido, nessa quarta-feira de cinzas, o Major PM Gilson Paixão, Comandante da 43ª CIPM, apresentou a estatística criminal na cidade nos dias de evento e comemorou os resultados obtidos com a Operação. Onde no período de 07 a 12 de fevereiro foram registradas pela Polícia Militar as seguintes ocorrências: 05 vias de fato (troca de agressões), 02 dano, 02 tráfico de drogas, 01 (uma) posse de droga e 01 porte ilegal de arma de fogo, número que, segundo o Comandante, pode ser considerado relativamente baixo, considerando-se o publico presente nas noites de festa em todo o circuito, compreendendo a Avenida 2 de Julho, Praça de Eventos, Praça da Matriz e Praça Redonda. Sendo que, fora do circuito, as ocorrências permaneceram na média que a policia registra diariamente, considerada dentro do tolerável, todavia, com muita queixa da população, através do 190, em relação ás ocorrências de perturbação do sossego.
A Operação Carnaval 2013 contou com barreiras nas vias de acesso à cidade, realizando abordagens a veículos e a pessoas, com intensificação do policiamento nos bairros através de guarnições extras, com policiamento de trânsito por meio de guarnições de motociclistas realizando rondas nos estacionamentos a fim de evitar furtos e arrombamentos de veículos, bem como com o policiamento de patrulhas em todo o circuito. A 43ª CIPM ainda contou com o apoio de guarnições da CAEMA e da Polícia Rodoviária Estadual e de policiais militares das cidades de Eunápolis e Medeiros Neto.
Nos dias de evento, uma equipe do Comando de Policiamento Regional Sul, com sede em Itabuna, com policiais militares à paisana, esteve no circuito realizando uma pesquisa de satisfação junto à população em relação serviço de segurança pública, sendo o resultado positivo, a exemplo do ano anterior. “A “Operação Carnaval” sempre recebe uma atenção especial da Corporação que é uma referencia mundial em matéria de policiamento em grandes eventos. E, com planejamento e empenho do nosso efetivo, mais uma vez, não nos afastamos disso, de modo que conseguimos prestar um serviço de excelência, conforme indicou a população, através dessa pesquisa e do contato direto de foliões que se dirigiram ao Posto de Comando para parabenizar o policiamento no Carnaval de Prado”, finalizou o Major Gilson Paixão.
Por: Redação/ Liberdadenews