Teixeira de Freitas: Após a tragédia da Boate Kiss, localizada em Santa Maria/RS, em que um incêndio deixou pelo menos 239 mortos e outras dezenas de feridos, no último dia 27 de janeiro – o país inteiro ficou chocado e todos os órgãos públicos responsáveis por fiscalizar esses ambientes se manifestaram e começaram a promover em todos os municípios, inspeções e vistoria na tentativa de garantir que outras tragédias desse nível não voltem a acontecer. Naturalmente que todos passaram a se perguntar também se em nossa cidade as casas de shows oferecem algum risco ao público.
Entre os dias 01 e 15 do corrente mês, uma equipe do Corpo de Bombeiros de Teixeira de Freitas e da Prefeitura Municipal vistoriaram algumas casas de shows em Teixeira de Freitas, entre elas a House Music Bar. Por se tratar especialmente de uma boate e com um fluxo de pessoas constante em eventos semanais, os holofotes voltaram para a House e os questionamentos não pararam. Inclusive houve muitas cogitações e até mesmos surgiram informações desencontradas e sem fundamentos de que a boate teria sido fechada por apresentar irregularidades.
Nossa equipe de reportagem esteve na boate e conversou com os proprietários, que negaram tais informações e se mostraram surpresos com algumas publicações mentirosas e maledicentes de algumas pessoas despreparadas. Segundo um dos proprietários, a House ficou fechada no período de réveillon, pois as festas se concentram no litoral e, no período em que estava sendo reformada, pois devido à demanda de público, fez-se necessário uma ampliação das instalações para melhor atender. Segundo a direção, foi construída outra porta de saída de emergência com a devida iluminação, trocado os extintores e comprados novos equipamentos para atender o que pede as normas de segurança.
Segundo um dos sócios da boate, Rubens Cabral, sempre houve grande preocupação da House quanto ao requisito segurança, fato comprovado por não ter havido até hoje nenhum incidente. “Nosso objetivo é oferecer lazer com segurança e, buscando ainda mais a tranquilidade de quem frequenta a boate, em todos os eventos contratamos dois bombeiros treinados, que estão incumbidos de manusear os equipamentos contra incêndios e promover a evacuação ordenada das pessoas, caso algo aconteça,” disse Cabral.
Ainda segundo os sócios, a boate conta com equipamentos modernos de segurança, iluminação de emergência e isolamentos acústicos de última geração, que não oferecem riscos ao público, além de não permitirem nenhum tipo de apresentação das bandas com fogos de artifícios ou sinalizadores, que poderiam provocar incêndios. Nossos seguranças também utilizam detectores de metais para que pessoas desautorizadas não entrem com objetos cortantes ou armas. “O público teixeirense e da região pode ficar tranquilo, pois buscamos a excelência no atendimento e na segurança,” finalizou Cabral.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews