Teixeira de Freitas: A proposta é bem prática: usar o lixo para guardar o próprio lixo. Aílton Pastora dos Santos, “Aílton Pinturas”, líder comunitário do Vila Vargas, em Teixeira de Freitas, teve a ideia há poucos dias e ganhou força com incentivo de comerciantes e moradores do bairro. Aílton já implantou cerca de 30 lixeiras, e o custo é bem inferior se comparado às lixeiras tradicionais. A ideia de criar lixeiras recicláveis surgiu quando o líder comunitário encontrou um pneu velho jogado na rua.
A partir da primeira criação, Aílton buscou ajuda dos comerciantes locais e acabou atendendo demanda da falta de recipientes guardadores de lixo. “Os pneus que antes poderiam estar contribuindo para ploriferação de mosquitos da dengue e agredindo o meio ambiente, hoje colabora para a limpeza pública. Muitas famílias não tinham condições de comprar uma lixeira tradicional e colocavam o lixo nas calçadas, facilitando o acesso de animais que rasgavam sacolas e provocavam a sujeira, agora esse problema pode ser resolvido com pneus velhos”, comentou Aílton.
As moradoras Wanda Silva e Jovelina Ferreira, que adquiriram o produto, aprovaram a qualidade da lixeira. “É bem resistente, gostei muito da ideia, principalmente pela colaboração com o meio ambiente”, comentou Jovelina.
Além do projeto das lixeiras recicláveis, Aílton é responsável pela iniciativa do projeto de sinalização das vias públicas em Teixeira de Freitas. O líder comunitário chegou a ser homenageado com uma moção de congratulação na Câmara de Vereadores no ano passado, após sinalizar as ruas de quase 20 bairros da cidade.
Por: Sulbahianews/Uinderlei Guimarães