O tiroteio aconteceu por volta das 17h de terça-feira do último dia 12 deste mês de março, nas proximidades do trevo do bairro Várzea Alegre, às margens da BR-101, em Itamaraju, quando homens armados em um caminhonete Mitsubishi Triton, cor prata, placa ignorada, aproximaram-se de um Chevrolet Vectra, cor preta, placa policial MSA–1657, licenciado de Serra-ES., e começaram a atirar. Após acertar os dois ocupantes do Vectra, além de perfurar a lataria do carro, os atiradores fugiram em disparada pela rodovia BR-101, em direção ao município de Itabela. Em meio ao tiroteio, apareceu um policial militar que estava trabalhando com técnicos da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) e passava pelo local, que ainda disparou alguns tiros em direção à caminhonete. Populares disseram que se o militar não adotasse a medida os dois ocupantes do Vectra seriam executados.
Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192) estiveram no local e socorreram uma das vítimas ao Hospital Municipal de Itamaraju (HMI). Com tiros no braço e tórax, o homem foi reconhecido como Wellington Neves dos Santos, 21 anos. A outra vítima, que também estava no interior do veículo Vectra, foi identificada como Vanilson Dias de Jesus, 23 anos, muito conhecido por Buia, alvejado com dois tiros na região do abdômen. Em depoimento rápido à polícia, Vanilson, o “Buia”, relatou que ele e Wellington estavam chegando de viagem da cidade de Serra-ES. quando a caminhonete se aproximou e os seus ocupantes começaram a atirar.
E na manhã deste sábado (23) o Departamento de Polícia Técnica de Teixeira de Freitas (DPT), confirmou a morte de Vanilson Dias de Jesus, vulgo Buia, 23 anos, que desde o dia que acabou sendo alvejado permanecia internado numa unidade de terapia intensiva do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF). Até o momento a motivação do crime é desconhecida. O outro jovem atingido, Wellington Neves dos Santos, 21 anos, já recebeu alta e recupera-se bem. O caso está sendo investigado pelo delegado Gean Nascimento, titular de Itamaraju.
Por: Lênio Cidreira