Através do programa Minha Casa, Minha Vida do governo federal, mais de 1. 500 unidades habitacionais estão sendo construídas para beneficiar a comunidade teixeirense. A previsão para finalização de mais um dos empreendimentos é para o mês de agosto deste ano. O Residencial Castelinho I possui 500 casas, parte delas está em fase de acabamento, assim como o calçamento e a área de lazer já está pronta.
Além do Castelinho I, o Residencial Santos Guimarães, no bairro Colina Verde, terá mais 1 mil unidades habitacionais – este empreendimento é o primeiro em Teixeira de Freitas em que as casas serão construídas em sobrados, a previsão para entrega é setembro de 2014.
Vale o destaque que além destas que já estão em construção, mais de 2 mil casas estão em fase de aprovação, nos bairros Colina Verde, Castelinho e Luís Eduardo. São os residenciais Antônio Costa Filho, Castelinho II, Padre José, Liberdade I e II.
A importância de tais obras se dá não apenas pela equalização do déficit habitacional na cidade, mas também pela geração de emprego e renda impulsionando, consequentemente, a economia local. Cada empreendimento gera de 300 a 400 empregos diretos e mais de 70% dos insumos da obra são adquiridos no comércio local. As obras estão a todo o vapor, e as inscrições para participação do programa foram estendidas até o dia 15 de junho.
Para se inscrever, é necessário ter renda de até três salários mínimos, morar no município de Teixeira de Freitas há mais de dois anos, não possuir imóveis e financiamento de veículos, não ter participado de nenhum programa habitacional de interesse social em qualquer parte do Brasil; e ter cadastro ou cadastrar-se no CADUNICO (Bolsa Família).
As inscrições no Minha Casa, Minha Vida, relação de documentos e outros esclarecimentos estão sendo oferecidos nos Centro de Referência em Assistência Social (Cras).
Os Cras estão localizados no São Lourenço, Rua Sargento Pedro, 199; no bairro Liberdade, Rua Canadá, 385; no Jerusalém, Rua Inácio Monteiro, 337 – ao lado o da Escola Pedro Agrizzi Neto; e no Ulisses Guimarães, Rua México, 441 – próximo ao final do ponto de ônibus. A sede da Secretaria Municipal de Habitação, na rua José do Patrocínio, 307, São Lourenço, também é um dos pontos de inscrição, logo atrás do posto Gef, no centro da cidade.
Por: Liberdadenews/Ascom