Teixeira de Freitas: Dezenas de profissionais da área da saúde participaram, na manhã de hoje (08), da 1ª Oficina de Acolhimento para profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf )e implantação do programa em Teixeira de Freitas, com o objetivo de dar apoio às Equipes de Saúde da Família (ESF).
Para melhor atender a logística de funcionamento do Nasf, o município de Teixeira de Freitas será dividido em cinco territórios, cada um deles com uma equipe, para tanto serão implantadas quatro equipes e a outra será reativada.
Por meio deste serviço, muitos atendimentos poderão ser feitos diretamente nas residências, com o projeto “Acolhimento nas casas”, quando psicólogos, nutricionistas, educadores físicos, farmacêuticos, fisioterapeutas e assistentes sociais atenderão complementando o trabalho habitual dos EFSs. Outro investimento do núcleo é o “Consultório de Rua”, uma unidade móvel para atendimento de moradores de rua e dependentes químicos, além disso, está previsto a implementação do programa “Melhor em casa”, em que os acamados recebem assistência em suas próprias residências. Em uma vertente deste programa serão criadas as “Academias de Saúde”.
“Eu vejo o Nasf como uma ferramenta de mudança de atitude e transformação dos atendimentos dos ESFs”, declarou o prefeito João Bosco. Já o secretário municipal de saúde, Marcus P. Viana disse que os trabalhos do Núcleo serão iniciados em junho deste ano, ele adiantou ainda que nove postos ESFs serão reformados e que a previsão é que mais doze sejam construídos até o fim do ano, com verba do governo federal.
O Nasf é uma potente estratégia para ampliar a abrangência das ações das ESF pela logística de funcionamento que se baseia na parceria com os profissionais da saúde, compartilhando as práticas do setor nos territórios. Desta maneira, ele não se constitui porta de entrada do sistema para os usuários, mas apoio às equipes de saúde da família.
O Núcleo integra nutricionistas, farmacêutico, fisioterapeuta, assistente social, psicólogo e educador físico- profissionais de diferentes áreas de conhecimento que atuam em conjunto com os agentes das equipes de Saúde da Família (SF), compartilhando e apoiando as práticas em saúde.
A atuação do NASF baseia-se em diversas diretrizes relativas à Atenção Primária à Saúde, tais como: ação interdisciplinar e intersetorial; educação permanente em saúde dos profissionais e da população; desenvolvimento da noção de território; integralidade, participação social, educação popular; promoção da saúde e humanização.
Por: Liberdadenews/Ascom