A requalificação da saúde pública de Teixeira de Freitas está sendo iniciada pela saúde básica, ou seja, pela melhoria das Unidades Básicas de Saúde - UBSs, também denominados PSFs. Reformas, mudanças e construções estão sendo realizadas. Doze unidades serão construídas, 9 reformadas e 4 ampliadas.
Desde o início do ano os médicos que atendem nas Unidades de Saúde estão recebendo aulas semanais para qualificação, em que são abordados temas frequentes nas unidades, por exemplo: pré-natal. Tudo para mantê-los motivados e cada vez mais preparados para o atendimento ao público.
Além disso, três Unidades já foram alocadas em novos prédios, para que atendam à população em melhores instalações, são as dos bairros: Wilson Brito, Ouro Verde e São Lourenço IV.
Nove Unidades Básicas de Saúde passarão por reformas a partir do dia 31 deste mês. O processo será de reconstrução, com melhorias que vão do piso ao telhado. Serão contemplados os postos do Tancredo Neves I e II, Nova América, Jerusalém, Liberdade I, Cachoeira do Mato, Santo Antônio, Ulisses Guimarães e São Lourenço I, além da construção de uma unidade no Luis Eduardo Magalhães.
Outra ação importante da secretaria municipal de Saúde foi o cadastramento, junto ao Ministério da Saúde, para a construção de 12 postos. Estão inscritas as unidades de saúde básica do Bela Vista III, Caminho do Mar, Castelinho II, Colina Verde, Jardim Caraípe, José de Alencar, Kaikan Sul, Liberdade II, Ouro Verde, São Lourenço IV e Urbis I e III. A precariedade do posto do Ouro Verde estava tão acentuada, que a secretaria municipal optou por realocar a unidade mesmo antes de receber o incentivo do Ministério da Saúde. A resposta do MS, para o cadastramento feito no programa “requalifica UBS” será dada em junho deste ano. Outras melhorias estão previstas para a saúde básica do Castelinho, PSP (Presídio), Teixeirinha e Duque de Caxias, com ampliações e ainda a reforma do Centro de Diagnoses do São Lourenço.
Outro mecanismo, já ativado, para a reafirmação da qualidade da saúde básica é a implantação do Núcleo de Saúde da Família- Nasf, em Teixeira de Freitas. Dezenas de profissionais da área da saúde participaram, no último dia 8, da 1ª Oficina de Acolhimento para profissionais do Núcleo e implantação do programa no município, com o objetivo de dar apoio às Equipes de Saúde da Família (ESF).
Por meio deste serviço, muitos atendimentos poderão ser feitos diretamente nas residências, com o projeto “Acolhimento nas casas”, quando psicólogos, nutricionistas, educadores físicos, farmacêuticos, fisioterapeutas e assistentes sociais atenderão complementando o trabalho habitual das equipes. Outro investimento do núcleo é o “Consultório de Rua”, uma unidade móvel para atendimento de moradores de rua e dependentes químicos, além disso, está previsto a implementação do programa “Melhor em casa”, em que os acamados recebem assistência em suas próprias residências. Em uma vertente deste programa serão criadas as “Academias de Saúde”.
O Nasf: O Nasf é uma potente estratégia para ampliar a abrangência das ações das ESF pela logística de funcionamento que se baseia na parceria com os profissionais da saúde, compartilhando as práticas do setor nos territórios. Desta maneira, ele não se constitui porta de entrada do sistema para os usuários, mas apoio às equipes de saúde da família.
O Núcleo integra nutricionistas, farmacêutico, fisioterapeuta, assistente social, psicólogo e educador físico- profissionais de diferentes áreas de conhecimento que atuam em conjunto com os agentes das equipes de Saúde da Família (SF), compartilhando e apoiando as práticas em saúde. Sua atuação baseia-se em diversas diretrizes relativas à Atenção Primária à Saúde, tais como: ação interdisciplinar e intersetorial; educação permanente em saúde dos profissionais e da população; desenvolvimento da noção de território; integralidade, participação social, educação popular; promoção da saúde e humanização.
Programa Requalifica UBS: Instituído em 2011, o programa tem o objetivo de incentivar financeiramente a reforma, ampliação e construção das Unidades Básicas de Saúde, provendo condições adequadas para o trabalho em saúde, promovendo melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica.
Por: Liberdadenews/Ascom