Teixeira de Freitas: Está acontecendo em todo o Brasil, a Semana de Combate a Hanseníase e Tratamento Coletivo de Geohelmintíases e o município de Teixeira de Freitas busca atingir 100% da sua meta. Os trabalhos estão sendo desenvolvidos nos Postos de Saúde e nas Escolas do Ensino Infantil ao Ensino Fundamental II, abrangendo as crianças de 5 a 14 anos de idade.
A campanha teve inicio no município no último dia 14/05 e irá até o dia 29/05. O objetivo é atender aproximadamente 23 mil pessoas, entre alunos e a população em geral. O trabalho que esta sendo desenvolvido nas escolas é uma das alternativas para tentar identificar precocemente os casos de hanseníase nas crianças, as quais têm apresentado os maiores índices de casos no Brasil.
Está sendo feito também, um trabalho de observação e conscientização nos postos de saúde, onde os casos suspeitos estão sendo encaminhados para o Centro de Referência para serem avaliados pelo médico especialista, Dr. Antonio Carlos, que é o responsável pelo tratamento e acompanhamento dos pacientes com a doença.
Ainda está sendo feita a aplicação do medicamento Albendazol, com autorização dos pais, nas crianças que estão inseridas dentro do projeto da campanha. A Coordenadora do Centro de Referência, a Enfermeira Isabela Maria, destaca que alguns casos já foram encaminhados para a Unidade de Referência, e após a constatação da doença, os pacientes já estarão fazendo exames que são obrigatórios para o início do tratamento.
Teixeira de Freitas está dentro do quadro dos municípios prioritários do Ministério da Saúde, pois os registros de acompanhamentos de pacientes com Hanseníase está acima do índice de controle, pois a média anual está aproximadamente entre 90 a 100 casos, e que até o dia 30 de Abril do corrente ano, já se contabilizariam 50 casos em acompanhamento no tratamento da doença, apesar de que os maiores índices de casos no Brasil, estão concentrados nas regiões Nordeste, Centro Oeste e Norte do País.
A coordenadora destaca ainda, que apesar da campanha ter uma data de encerramento dentro do cronograma nacional, as ações continuaram e que estará fazendo um trabalho de intensificação durante todo o ano no Município.
Por: Liberdadenews/Ascom