Teixeira de Freitas: O atendimento de Urgência e Emergência da Unidade do SAMU de Teixeira de Freitas tem prestado serviços de grande relevância no Município, além de dar suporte aos outros 12 Municípios da Região. A Central do SAMU de Teixeira de Freitas é a Unidade Reguladora, e todas as chamadas de urgência e emergência de toda Região cai nesta, e posteriormente é redirecionada para as unidades locais de cada município. Os números indicam a grande importância que hoje existe no Pronto Atendimento das Unidades do SAMU. Entre os 5 primeiros meses do ano de 2013, foram atendidas 42.192 (quarenta e duas mil e cento e noventa e duas) chamadas, entre elas, atendimentos, orientações, trotes e chamadas que foram interrompidas durante o atendimento.
Em Teixeira de Freitas foram aproximadamente 1.500 (mil e quinhentos) atendimentos de deslocações nesse período. Teixeira teve também o maior número de orientações, e infelizmente, de trote também. Os profissionais lamentam pelo o número de trotes que neste mesmo período foram atendidos e identificados. Foram 4.671 (quatro mil e seiscentos e setenta e uma) chamadas, cujos trotes, impediram o atendimento real e imediato das Unidades do SAMU.
Embora tenham atendido um número altíssimo de trotes, ainda não aconteceu o pior: a perda de uma vida por causa de u trote. Essa situação só não ocorreu porque a equipe tem um treinamento especializado para saber identificar as mais variadas situações. Mesmo assim é impossível filtrar tudo, e destaca que a qualquer momento o pior poderá acontecer se o número de trotes não diminuir. “O índice está muito alto, passando de 10% da totalidade de chamadas atendidas, isso é muito preocupante”, relata o Coordenador Geral, Silas Oliveira.
O coordenador pede para que as pessoas tenham mais responsabilidades, pois o Serviço de Urgência e Emergência do SAMU é para Salvar Vidas, e com Vida não se brinca. Além disso, todas as deslocações têm despesas e riscos. “Os profissionais da unidade de Teixeira de Freitas têm treinamentos semanais para manter o atendimento dentro do Padrão que a comunidade merece ter”, afirma Silas.
O Prefeito João Bosco e o Secretario Municipal de Saúde Marcus Pinto, informaram ainda que o processo de licitação para a compra de uma nova Ambulância para a Unidade do SAMU já está sendo encaminhado para o setor responsável, promovendo à população um melhor atendimento, uma vez que o SAMU conta hoje com 02 e passará a contar com 03 Ambulâncias na Unidade de Teixeira de Freitas.
Por: Liberdadenews/Ascom