Mucuri: Na manhã desta quarta-feira, 26 de junho, manifestantes do Distrito de Itabatan, bloquearam os dois sentidos da BR 101, a partir de 06h00 da manhã – horário que muitos trabalhadores se encaminham para seus locais de trabalhos, ocasionando, aproximadamente 05 km (cinco quilômetros) de congestionamento nos dois sentidos Vitória e Salvador. Alguns Motoristas tentaram furar o bloqueio, mas foram repreendidos pelos manifestantes. A Polícia Militar esteve no local, mas nada pode fazer.
Os manifestantes protestaram contra o descaso do dinheiro publico no município; emancipação do distrito de Itabatan (assunto no qual já foi discutido, mas ainda não aprovada pela câmara); corte na ajuda de custo no transporte universitário, que a prefeitura concedia aos universitários que estudam nas cidades vizinhas, como Teixeira de Freitas, Nanuque e São Mateus, pois o município de Mucuri não disponibiliza de ensino superior.
Outro ponto forte da manifestação foi a acusação dos manifestantes contra o atual Prefeito Paulinho de Tixa, em relação à compra de votos. Inclusive, levando para a manifestação provas contundentes de tal acusação, como por exemplo: concessão de alvará de táxi para muitos que nem veículo possui. A saúde, educação e segurança também foram assuntos citados pelos manifestantes.
Como o a intenção da Manifestação era apenas para mostrar para o Prefeito a indignação dos Universitários em relação ao transporte, e da população, aos demais assuntos acima citados, após aproximadamente 01 hora de bloqueio (como estava previsto antes do protesto), os manifestantes decidiram liberar os dois sentidos da rodovia sem nenhuma ocorrência. Após a liberação da pista, os Universitários fizeram a Limpeza dos resíduos deixados pelos pneus queimados.
Segundo Edson Junior, estudante de Engenharia Civil da FASB e um dos organizadores da manifestação, haverá novo protesto, previsto para próxima semana.
Por: Redação/Liberdadenews