Teixeira de Freitas: O uso de cones, cavaletes e outros obstáculos para guardar estacionamento tem sido motivo de várias reclamações, inclusive nas redes sociais. A irregularidade contraria o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e o de Posturas do município de Teixeira de Freitas. A reportagem do Liberdade News, juntamente com internautas flagraram vários pontos, com cones sendo utilizados irregularmente na região central da cidade.
Na Avenida Getúlio Vargas, Avenida Padre Anchieta, Rua Teixeira de Freitas e nas imediações do Mercado Municipal, cones atrapalham quem quer estacionar. Já na Avenida Getúlio Vargas, o dono de um comércio, que pediu para não ser identificado, explicou o motivo de guardarem o espaço para estacionamento bem em frente à loja. “Como recebemos cargas, o motorista nos avisa uns 15 minutos antes e se tiver vaga na porta, reservamos”, disse. De acordo com ele, faltam espaços para carga e descarga, e ele não chegou a fazer o pedido de vagas no departamento responsável.
Para o comerciante Amarildo Prado, que percorre o centro da cidade todos os dias, essa prática atrapalha o trânsito, coloca em risco a vida dos transeuntes, já que não podem passar pelas calçadas. “Eu acho um absurdo esses comerciantes fazerem isso com os próprios clientes, é um desrespeito”, afirmou. Segundo Lenilson Oliveira do departamento de trânsito da cidade, ninguém tem autorização para colocar esses cones nas portas.
Reconhecendo o problema, a Coordenação de Trânsito junto com a Guarda Municipal e o Departamento de Fiscalização de Obras e Postura, irão tomar medidas mais firmes de agora em diante, devido uso e abuso dos cones nas ruas de Teixeira de Freitas. O Código de Trânsito prevê multa entre R$ 191,00 e R$ 952,00, fora o valor estabelecido pelo Código de Posturas do município.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews