Teixeira de Freitas: O Departamento Nacional de Transito – DETRAN baixou portaria nº 2045 em 27 de dezembro de 2012, que altera a forma do proprietário receber o licenciamento anual, para alguns modelos e de como são utilizados os veículos. O fato se dá devido a nova portaria que entrou em vigor, onde torna obrigatória a vistoria de alguns veículos desde janeiro de 2013.
De acordo com o coordenador da 24° Ciretran, Edmailson Fernandes de Oliveira, a medida traz mais segurança para o trânsito de Teixeira de Freitas, que possui 47 mil veículos licenciados, sendo emplacados e transferidos, em media, 547 veículos no município.
Segundo o coordenador da CIA, Mario Jacob, a maioria dos usuários de veículos estão reclamando do não recebimento em casa, pelos Correios, dos seus documentos CRLV novos e atualizados 2013, após o devido pagamento do IPVA, licenciamento e DPVAT. Isso porque é necessário passar por uma vistoria, caso contrário não terá documento para circular.
Esta medida já é válida para todos os tipos de veículos em São Paulo, Rio de Janeiro e alguns estados do Sul do país. O Estado da Bahia ainda está se adequando a legislação e inicialmente cobra a vistoria anual dos veículos destas categorias: Caminhão e caminhão trator com mais de 5 anos de fabricação; Ônibus e micro-ônibus com mais de 10 anos de fabricação, Caminhonete e utilitário.
Do licenciamento anual para os veículos de subcategorias:
1. Taxi;
2. Mototaxi;
3. Motofrete;
4. Motoescola;
5. Autoescola
6. Transporte Escolar.
Do primeiro emplacamento para os tipos de veículos:
1. Caminhão;
2. Caminhão trator;
3. Caminhonete
4. Utilitário.
Do primeiro emplacamento para os veículos de subcategorias:
1. Taxi;
2. Mototaxi;
3. Motofrete;
4. Motoescola;
5. Autoescola;
6. Transporte Escolar.
Segundo Antônio Carlos Soares da Silva Júnior, vistoriador de uma das empresas licenciadas, a inspeção dos veículos custa de R$ 84,00 até R$145,00. Este procedimento dura cerca de 30 minutos e o Laudo da vistoria sai na hora.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews