Teixeira de Freitas: Nossa equipe de reportagem conversou com o diretor de relações institucionais da Suzano Papel e Celulose, Jorge Emanuel Reis Cajazeira, onde fez questão de esclarecer várias problemáticas envolvendo a empresa, e a tão famosa primarização.

A primarização é um acordo que foi firmado no dia 11 de julho entre o Ministério Público do Trabalho e a empresa Suzano Papel e Celulose. O termo de conciliação foi assinado depois que a Justiça do Trabalho negou a ação civil pública que elimina completamente a terceirização em todas as atividades dentro de um prazo no máximo de três anos.

De acordo Cajazeira, quem iniciou toda essa questão foi o Sindicato dos Trabalhadores (SINTREXBEM), quando processou a Suzano, alegando condições precárias de trabalho da categoria. A ação com pedido de liminar foi impetrada em Salvador e também na Justiça do Trabalho em Teixeira de Freitas. Porém, não foi julgado e se transformou no termo de conciliação.

Continua depois da publicidade

“Se a Suzano quisesse a primarização, não precisaria do MPT, ela faria por ela mesma, e não tinha necessidade de pagar uma multa de R$ 2 milhões. E neste acordo, ao invés de 03 meses, como eles tinham determinado a principio, conseguimos junto ao MPT, 03 anos. Esse tempo era justamente para fazermos a transição tentando minimizar os impactos”, disse Cajazeira – diretor de relações institucionais da Suzano Papel e Celulose.

Cajazeira ainda explica, que não depende da Suzano, aceitar ou não, a primarização, mas, depende da sociedade se mobilizar. “Existe uma possibilidade de reverter essa situação. Ao invés de fazerem moções de repúdio sem saber o real motivo, a sociedade pode se organizar, entrar com um processo contra essa ação do MPT, alegando perdas, como eles mesmos vêm propagando”.

Perguntado sobre o por quê a Suzano não compra no comércio local, ele esclareceu que compra sim, porém precisa obedecer alguns critérios para essa compra. “Compramos toda a parte química e material de escritório. Já a parte de florestais é comprada pelas terceirizadas. Nunca disse que o comércio não era preparado, e sim que vamos oferecer apoio para as empresas da região que desejarem melhorar suas práticas gerenciais.  O que queremos é garantir que todos que desejarem, sem exceções, tenham condições de vender para nós”, acrescenta.

Cajazeira também informou, que para garantir que o comércio venda, a Suzano em parceria com o Sebrae, vai oferecer treinamentos para que as empresas consigam se regularizar para atendê-los. De acordo com o presidente da Associação das Empresas Prestadoras de Serviços no Extremo Sul (AEPSES), Igor Carpegianni, a situação é muito séria e causará impactos sociais e econômicos irreversíveis na região.

Quanto a essa questão, Cajazeira esclarece que somando Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia, são em média 1.500 pessoas trabalhando, e serão contratados, independente de idade, de raça ou de cor, e que os equipamentos das terceirizadas continuarão trabalhando. “O que será primarizado é a mão de obra”, enfatiza.

Para finalizar, Cajazeira fez questão de dizer que em momento algum eles tiveram interesses na primarização, acrescentando que nos moldes atuais já está ótimo para a Suzano. Outra questão, foi que nunca fizeram nada na calada da noite, prova maior é que o processo está correndo desde 2007, sendo ele, antigo e, que nada foi escondido. Foram realizadas várias reuniões e ninguém nunca argumentou sobre o que está sendo reivindicando agora.

Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews 

Confronto Armado em Trancoso: Polícia Militar encontra drogas

Porto Seguro: No último domingo, 03 de novembro, policiais militares do 8° Batalhão se envolveram em um confronto armado com criminosos

Justiça concede liberdade a médico preso por injúria racial no Sul

Preso sob acusação de injúria racial, o médico obstetra Luís Leite teve um habeas corpus concedido pela Justiça nesta segunda-feira (4).

Menina de 11 anos e homem morrem afogados em rios

O fim de semana foi marcado por afogamentos no oeste da Bahia. Os casos ocorreram nos municípios de Xique-Xique e Angical. As vítimas são uma

Motociclista morre após tentar atravessar ponte interditada

Formosa do Rio Preto: Um homem de 53 anos morreu após tentar atravessar uma ponte interditada, na manhã desta segunda-feira (4), na zona

Foragido da Justiça é preso pela PM em Itabela

Itabela: Acusado de homicídio em 2020, Wanderson Vaqueiro Conceição, de 24 anos, vulgo Budé, foi preso nesta quinta-feira,31/10, em Itabela.

Polícia Militar apreende drogas no Centro de Medeiros Neto

Medeiros Neto: Na manhã deste domingo (3), por volta das 7h30, a Polícia Militar de Medeiros Neto deflagrou uma operação que resultou na

Estudante de 14 anos é flagrada com 40 pinos de cocaína em escola

Feira de Santana: Uma estudante de 14 anos foi flagrada com cocaína em uma escola municipal de Feira de Santana, a cerca de 100 km de

Dono de hotel de luxo em Trancoso é preso pela PF em operação

Porto Seguro: Um proprietário de um hotel de luxo em Trancoso, em Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, foi preso pela Polícia Federal (PF)

Assassinato do ex-ator mirim João Rebello: o que se sabe sobre o

Porto Seguro: As investigações da Polícia Civil apontam que o DJ e ex-ator mirim João Rebello, de 45 anos, foi assassinado por engano. Ele

Inmet coloca extremo sul baiano em alerta amarelo para acumulado de

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um aviso para municípios do extremo sul da Bahia sobre o acumulado de chuva, com grau de

Mucuri outubro 2024