Teixeira de Freitas: Segundo acaba de ser informado a denúncia inicial foi feita pelo Sindicato dos Bancários do Extremo Sul da Bahia (Sindibancários), o que forçou a Vigilância Epidemiológica, órgão vinculado à secretaria municipal de Saúde de Teixeira de Freitas, adotar a medida de vacinar todos os funcionários da Caixa Econômica. A vacinação aconteceu nesta quinta-feira (5) e entre os imunizados estavam, segundo o Sindibancários, os acometidos por doenças respiratórias provenientes da situação de insalubridade no banco.
“A vacinação foi feita na própria agência, localizada na rua Massanori Nagao, centro da cidade. Segundo a Vigilância Epidemiológica, entre abril e agosto deste ano, 20 pessoas tiveram doenças respiratórias, entre elas quatro internadas com pneumonia, ficando duas em tratamento intensivo. Os pacientes foram afastados temporariamente para tratamento, mediante a apresentação de atestado médico”, informa o Sindibancários.
O funcionário do banco estatal, Gildásio Afonso Correia, que ficou internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) entre os dias 19 e 27 de agosto, disse que mesmo sem ter se recuperado completamente voltou a trabalhar. “O atestado médico era só de 15 dias, por isso voltei a trabalhar”, afirmou.
Segundo Gleison Alves, enfermeiro da Secretaria Municipal de Saúde e responsável pela imunização, um dos bancários que apresentou problemas respiratórios em abril deste ano persistiu com os sintomas durante três meses. “Estamos aguardando o resultado dos exames para ter um diagnóstico real da situação”, disse o profissional de saúde. Além de imunizar os bancários contra doenças respiratórias, o enfermeiro ministrou a aplicação de vacinas anticaxumba, sarampo, rubéola, hepatite b e tétano. “Esse é um procedimento para se prevenir contra outras doenças”, advertiu Alves.
A vacinação foi acompanhada pelos diretores do Sindibancários, Gildenê Prates, Thomaz Edson, Gilderaldo Rodrigues e Sormane Sulz, que coordenaram um protesto do Sindicato em frente à agência nesta sexta-feira (6), contra a postura da empresa, diante do quadro de insalubridade no local. “É uma situação calamitosa, porque 20 funcionários de uma única agência têm esses sintomas”, afirmou Thomaz Edson.
O principal problema da agência central da Caixa de Teixeira de Freitas estaria no sistema de ar-condicionado, que seria velho, sem um duto para descarte do ar sujo captado e a falta de limpeza. O sindicalistas dizem que além dos funcionários, os clientes do banco também correm risco devido ao contato com o ar supostamente contaminado. O Sindibancários defende a substituição imediata do equipamento de refrigeração, uma reforma geral na agência e troca dos mobiliários, que também estariam infestados de ácaros.
“Ao mesmo ponto em que ocorria a manifestação e a vacinação, o Ministério do Trabalho realizava fiscalização na unidade bancária, mediante denúncia do Sindicato sobre a insalubridade e a falta de condições de trabalho. A vistoria foi feita pelo gerente regional do Trabalho, em Teixeira de Freitas, Pedro Rodrigues Gomes”, completam os sindicalistas.
Durante o manifesto ocorrido em frente à agência nesta sexta-feira (6), foram distribuídas pelo Sindicato máscaras de proteção aos clientes e funcionários do banco. A superintendência da Caixa, que fica em Itabuna, já teria designado uma força tarefa para cuidar do problema, principalmente após a notícia de contaminação dos servidores ter repercutido fortemente na região.
Por: Liberdadenews/Ascom