Teixeira de Freitas: Foi aprovado nesta última terça-feira, 10 de setembro, o Plano Regional de Urgência e Emergência da Região de Saúde de Teixeira de Freitas, que é composta pelos os 13 (treze) municípios de competência da 9° Região no Extremo Sul da Bahia. A Comissão Intergestores Regional (CIR) é composta pelos secretários municipais de saúde de Teixeira de Freitas, Itamarajú, Medeiros Neto, Nova Viçosa, Mucuri, Ibirapoã, Lajedão, Itanhém, Vereda, Alcobaça, Caravelas, Prado, e Jucuruçu. Todos esses municípios são de competência da 9° DIRES/SESAB, que é a mediadora dos interesses interpessoais de cada município em sua particularidade.
O Plano Regional de Urgência e Emergência contempla as Unidades de Saúde dos referidos municípios na Atenção Básica, Hospitais, UPA’s, SAMU, e Atendimento Domiciliar – com salas de observação nos PSF’s; implantação de salas de estabilização nos Postos de Pronto Atendimento; aumento do número de leitos clínicos e prolongados; recursos para construção de UPA’s (Unidades de Pronto Atendimento); ampliação de frota e implantação de unidade do SAMU; além da implantação de leitos domiciliares (programa melhor em casa).
A intenção deste plano regional é criar-se um sistema de rede, tanto dentro das próprias unidades dos municípios, como também oferecer um atendimento continuado no mesmo formato de rede, entre os municípios pactuados no plano regional. Promovendo assim, uma maior atenção para com a população que venha a necessitar do atendimento de urgência e emergência, dispondo de um atendimento ágil e resolutivo, de forma regionalizada, descentralizada e hierarquizada, dentro do Sistema de Humanização do SUS.
Por: Liberdadenews