O plano de fuga foi descoberto na tarde deste domingo (15) quando o agente Manoel Soares, responsável de plantão na Delegacia da Polícia Civil de Itamaraju (DEPOL) e os profissionais do setor de custódia, notaram que estava havendo muito barulho no interior das celas e uma movimentação estranha vinda de dentro da unidade prisional.
A partir deste momento o agente policial e o pessoal da custódia resolveram entrar no rol de acesso aos pátios A e B e flagraram um buraco que os presos já tinham feito na cela 3 do Pátio A, esse que dava acesso também para o Pátio B. Logo depois foram descobertos mais dois buracos nas celas 3 e 5, com passaram para a parte externa da prisão.
Descoberto o plano de fuga o policial civil Manoel Soares solicitou reforço da 43ª Companhia Independente da Polícia Militar, quando os detentos foram direcionados para outras celas da unidade prisional, sendo assim impedida a fuga em massa.
Além de medidas restritivas, como por exemplo diminuição das visitas, os presos que estavam custodiados nas celas onde foram abertos os buracos devem ser responsabilizados por danos ao patrimônio público. Os reparos devem acontecer ao longo dos próximos dias.
Por: Lênio Cidreira