Cidadãos de comunidades rurais de Teixeira de Freitas vieram até a cidade na manhã dessa quarta-feira (27 de novembro) protestar contra as más condições que se encontram os distritos. Os líderes das comunidades se reuniram com o prefeito João Bosco Bittencourt e os secretários de administração, educação, saúde, infraestrutura e agricultura.
A palavra foi mediada entre todos os participantes da reunião que expuseram os problemas e entre as autoridades presentes para que encontrassem possíveis soluções. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Teixeira de Freitas, o senhor Manuel Messias Dias do Vale, entregou ao prefeito documentos com a pauta dos protestos.
Dentre as coisas que as comunidades estão exigindo está a melhoria nas estradas que dão acesso a essas comunidades. A estrada que liga Teixeira a Juerana, por exemplo, tem uma proposta de ser cascalhada, o preço total da obra é de 500 mil reais e será dividida entre as cidade de Teixeira e Caravelas e entre as empresas Fibria e Suzano. O secretário de infraestrutura, Valdo Gusmão, disse que Teixeira arcará apenas com os 6 km de estrada que liga a cidade a Juerana.
Ainda em relação a infraestrutura ficou decidido que haverá a reforma da ponte de Piatã. Valdo e Henrique Gonçalves (secretário de agricultura) vão até a comunidade de Vila Maria para estudar qual a melhor solução para a infraestrutura daquela comunidade. As outras comunidades sistematização os problemas da infraestrutura para que soluções possam ser tomadas.
Sobre a questão do transporte escolar, as pessoas lembraram do caso o menino Joelson de Oliveira Domingos, de 12 anos, da comunidade São Benedito que foi morto quando voltava da escola pelo próprio ônibus escolar que o carregava, da empresa Vida Nova Tour que faz o transporte das crianças de Teixeira e região.
Foi denunciado também que apesar do fato trágico ocorrido muitas coisas continuam sem melhorias naquela comunidade e nas demais, o que tem deixado os pais de alunos e os próprios alunos receosos com o que mais pode vim a acontecer. O prefeito disse que logo os ônibus estarão bem equipados, que está sendo feito um trabalho de adequação as normas estabelecidas e que também haverá acompanhante para as crianças nos próximos anos letivos dentro do ônibus.
O representante de Jardim Novo, ali presente também falou sobre a situação caótica da água na comunidade que além de não ser tratada é divida com animais. Foram feitos alguns postos artesianos, porém não deram conta de atender a comunidade. Enquanto isso, segundo as pessoas que participaram do protesto, muita gente está tendo problemas de saúde devido ao consumo da água contaminada.
Quanto a saúde, haverá nos próximos meses a ida de 1 dos 16 médicos cubanos que chegarão a Teixeira de Freitas, para que as pessoas possam ser assistidas mais de perto e com maior quantidade de profissionais de saúde. O prefeito e o secretário de saúde, Eujácio Dantas, dizem já ter planejado diversas melhorias para a saúde das pessoas da zona rural.
Há comunidades que não tem luz elétrica e ainda usam do candieiro. A essas comunidades foi decidido que iriam fazer uma lista dos locais que precisam de energia elétrica que o prefeito iria se responsabilizar de ir em busca desse serviço, o ‘luz para todos’, do governo federal.
Por: Petrina Nunes/Liberdadenews