Teixeira de Freitas: Ocorreu na noite do dia 20 de dezembro o lançamento da Cidade Digital na Praça da Bíblia de Teixeira de Freitas. Esse é um sistema que inclui câmera de monitoramento que estão sendo colocadas pela cidade e o sinal de internet, que já está funcionando no perímetro próximo a praça onde houve o lançamento.
Estiveram presentes diversas autoridades interessadas na questão de segurança, além do prefeito, João Bosco Bittencourt, o secretário de Segurança com Cidadania, Bartolomeu Calheiros , o professor Igor Oliveira e o engenheiro Flavio Camacho, esses últimos representando a equipe responsável pela implantação do sistema na cidade. Os cidadãos teixeirenses também puderam assistir o lançamento e usar a internet.
O custo para a implantação de uma cidade digital, de acordo com Igor Oliveira, custa entre 9 e 10 milhões de reais. A prefeitura de Teixeira de Freitas ficará responsável por apenas 4% do valor do custo e mais a responsabilidade de manutenção e funcionamento, alertou Calheiros, que disse também que a verba para isso é um repasse federal.
Houve a demonstração de como funciona as câmaras, como é feito o monitoramento e quais são os locais que já há câmera instalada. O prazo para o termino da instalação é até dezembro de 2014. O professor Igor disse que esse tipo de trabalho é questão de cidadania e simplificação de gestão, pois a prefeitura estará com todos os seus serviços integrados dentro dessa rede, e as pessoas não precisão ir a prefeitura para ver, por exemplo, boletim de alunos, pois tudo isso chegará a casa delas. Além disso, nas cidades onde há vídeo monitoramento, ressalta o professor Igor, a violência diminui de 50% a 60%.
O prefeito disse que esse tipo de iniciativa “vai colocar Teixeira em um patamar superior relacionado a tecnologia” e com os benefícios que isso tem a trazer a população no que diz respeito a cidadania, segurança e os benefícios na gestão, possa ser exemplo para todo o extremo sul baiano.
Por: Petrina Nunes/Liberdadenews