Teixeira de Freitas: Na tarde desta última quarta-feira, 05 de fevereiro, diversos produtores rurais [fomentados da Suzano Papel e Celulose], promoveram uma Assembleia para se pronunciar contra a referida empresa, acusada de não honrar com os compromissos assumidos com os produtores rurais e das comunidades regionais. O evento aconteceu no Auditório do Hotel Pioneiro, em Teixeira de Freitas e contou com o apoio e participação da Cooperativa de Corte de Eucalipto.
A Associação dos Produtores Rurais do Extremo Sul da Bahia (APRESBA) convocou seus associados para discutirem sobre a medição da madeira, que, segundo a Associação, está sendo feita de maneira incorreta, o que vem provocando um desvio em relação ao que estava sendo vendido, na ordem de 14%, podendo o histórico desta variação girar em torno de 8,5% a 22%. Com isso, a empresa é acusada de descumprir o contrato, ao utilizar outra forma de medição, que não a descrita no ato contratual.
De acordo com o contrato, a medição deveria ser feita através de uma régua e a Suzano optou pela utilização de um aparelho [LOGMETER] para efetuar a medição. O referido aparelho gera imagens 3D de cada caminhão medido pela Suzano e estas imagens 3D ficam armazenadas com os resultados da medição, com informações administrativas e as fotos dos caminhões, num poderoso sistema de auditoria para sua posterior revisão.
Porém, segundo a APRESBA, este aparelho de origem chilena não tem certificação e nem normatização e, muito menos, lacre do INMETRO. Portanto, é utilizado de forma ilegal no país. A utilização do LOGMETER gera uma diferença na medição, em relação a que é feita com o uso da régua e isto tem lesado os fomentados. Eles reivindicam apenas o cumprimento do que foi acordado no contrato e ameaçam parar o fornecimento de madeira para a Suzano.
Outros assuntos foram discutidos na reunião, e embora a maioria tenha optado pela paralisação, o que geraria enormes prejuízos para a empresa, decidiram solicitar uma reunião entre os produtores e a direção da Suzano, sendo nomeada uma comissão para o agendamento deste encontro.
Nota de Esclarecimento
A Suzano Papel e Celulose informa que continua cumprindo com todos os contratos firmados e que tem se reunido com todos os produtores de madeira que procuraram a empresa em busca de esclarecer as dúvidas sobre a nova sistemática de apuração do volume de madeira, por meio do LOGMETER. Este equipamento propicia a rastreabilidade de cada carga de madeira, registrando todas as informações relativas à medição, inclusive a identificação do veículo, permitindo que o produtor possa, a qualquer tempo, conferir todas as medidas de volume entregues na unidade industrial.
A Suzano continua à disposição para os esclarecimentos necessários sobre o tema e aberta ao diálogo, reiterando a importância das parcerias comerciais que mantém há anos com os empresários do Extremo Sul da Bahia.
Mucuri, 06 de fevereiro de 2014.