Prado: Na manhã desta última quinta-feira (13), um lobo-marinho foi avistado por moradores nas areias da praia de Cumuruxatiba (Prado/BA). Provavelmente o animal teria parado para descansar. Existem nove espécies de lobo-marinho e o animal avistado em Cumuruxatiba não teve sua espécie identificada.
Esses animais passam a maior parte do tempo na água e retornam para a terra com a finalidade de descansar, mudar a pelagem e se reproduzir. Geralmente andam isoladamente ou em pequenos grupos. Utilizam preferencialmente praias no interior de grutas para se protegerem, contudo, nos últimos anos voltaram a utilizar ocasionalmente praias abertas.
Apesar de muitas pessoas confundirem, os lobos e leões marinhos, eles são muito diferentes das focas, possuindo orelhas, se apoiando nos quatros membros para se deslocar e possuem unhas nas nadadeiras anteriores, enquanto que as focas não possuem orelhas, se arrastam para se locomover em terra e possuem unhas nas nadadeiras posteriores.
Eles se se alimentam de peixes, cefalópodes e crustáceos, fazendo-os preferencialmente na zona costeira. Esses animais são comuns na costa da América do Sul até o Norte do peru e na Costa da Argentina e Uruguai e são protegidos por legislação regional e internacional.
Fonte: Teixeiranoticias