Alcobaça: Preocupado com a popularidade e diante do fiasco que está sendo as comemorações carnavalescas de Alcobaça, o atual gestor do município, resolveu contratar de ultima hora, algumas atrações de renome para o último dia do Carnaval de Alcobaça. As bandas Ragathoni e Sela Quatro foram contratadas de última hora para tentar alavancar o fracasso do carnaval e atrair os turistas que preferiram outras cidades litorâneas.
Tais contratações mostram o despreparo técnico para eventos da atual gestão e de sua equipe da Secretaria de Turismo, a qual está gastando dinheiro publico sem planejamento qualquer. O carnaval é um período que corresponde à alta temporada do município e acontece todos os anos. Por isso deveria ser programado de forma planejada antes dos foliões definirem seus destinos, e não no desespero como então. Os que vivem do turismo no município estão preocupados com o despreparo com o qual o turismo está sendo tocado no município.
Um popular, proprietário de um equipamento de turismo do município, que não quis se identificar, lamentou a atitude da gestão com o anúncio de última hora. “É inadmissível e vergonhoso a maneira como o turismo está sendo tratado no município, pois todos sabem que quando as pessoas (turistas) viajam, elas se programam e, quando não há programação, as suas finanças ficam comprometidas, impossibilitando o investimento financeiro. Além disso, de última o turista não gasta tanto porque não estava preparado para tal programação”, afirmou o dono de uma das barracas da orla.
Outro ponto preocupante é que o Sistema de Segurança Pública, ou seja, a Polícia Militar e Civil não têm o hábito de se programar de última hora para grandes eventos, devido ao planejamento de efetivo que é feito previamente para toda região. Tal planejamento é feito diante da demanda apresentada pelos gestores da Costa das Baleias. E no caso, baseando-se na programação pífia da cidade, com certeza foi deslocado um número menor de policiamento, o que causa uma insegurança nos turistas e também nos comerciantes.
A população de Alcobaça aguarda o anúncio do prefeito, quanto aos gastos de carnaval e quais as empresas contratadas para operar os eventos, já que em 2013 passou pelos cofres do município mais de 48 milhões de reais, segundo dados do TCM [Receita total [própria + transferências = R$ 48.190.235,76*]. E ninguém precisa ter experiência no ramo para saber que bandas contratadas de última hora não costumam cobrar o preço dos valores normais.
Por: Redação do Liberdadenews