Nova Viçosa: A Companhia Independente de Policiamento Especializado da Mata Atlântica – (CIPE- MA), tradicionalmente conhecida por CAEMA, comemora neste ano de 2014, 10 anos de existência, dentro da estrutura da Polícia Militar da Bahia.
Com sede no distrito de Posto da Mata em Nova Viçosa, a CAEMA atua em todos os 21 municípios do Extremo Sul da Bahia, podendo ainda atuar em qualquer ponto no estado, de acordo com requisições oriundas do comando do policiamento especializado, a quem está subordinada.
Dentre as missões realizadas, a CAEMA atua fortemente no enfrentamento ao tráfico de drogas, roubo às instituições financeiras, roubo a veículos, tráfico de armas, e ações de garantia da lei e da ordem pública.
Destaque operacional dentro da estrutura da polícia militar, a CIPE/MA é hoje umas das organizações de polícia mais respeitadas no estado, já sendo inclusive conhecida por seu desempenho fora das divisas da Bahia, em especial, nos estados do Espírito Santo e Minas Gerais. Além disso, se faz representar em outros estados por meio da Força Nacional de Segurança Pública, compondo o efetivo dessa Instituição Federal.
Atualmente, há policiais militares da CAEMA, operando junto à Força Nacional, nos estados do Rio de Janeiro (Morro Santo Amaro) e Pará (Usina de Belo Monte). De acordo com o comandante da CAEMA, o Major PM França, a Unidade ao longo desses anos realizou significativas ações na busca da prevenção e reação à criminalidade, obtendo como resultado, a apreensão de centenas de armas de fogo, dezenas de veículos recuperados, e vários quilos de drogas apreendidos.
Além disso, vem atuando em ações de prevenção à criminalidade nas cidades do extremo sul, com foco na proteção das divisas do Estado. Ainda segundo o comandante, a CAEMA busca a excelência da qualidade na prestação de serviço, visando atender às necessidades da comunidade local, sem perder o seu conceito de força, a serviço do direito, comum às Companhia Especializadas da Polícia Militar da Bahia.
Para enfatizar essas comemorações, a CAEMA irá promover no decorrer desse ano, uma série de ações, integrando o público interno, outras unidades da PM e o público regional, além de operações policiais específicas, marca de sua trajetória durante a última década.
O comandante aproveita a oportunidade para agradecer a todos os homens e mulheres civis e militares que nos últimos 10 anos contribuíram para o sucesso da CAEMA, de maneira especial a todos os policiais que já estiveram em algum momento fazendo parte do seu quadro afetivo.
Por: Liberdadenews/Ascom