Teixeira de Freitas: Fundada no ano de 1991 e com o objetivo de fomentar o desenvolvimento da cidade de Teixeira de Freitas, o Distrito Industrial como é chamado, está localizado á margem esquerda da BR 101 sentido Vitória do Espírito Santo. Possui uma área que ultrapassa um milhão de metros quadrados, onde funcionavam apenas 15 Empresas até o ano de 2012. Apresentando assim, um tímido crescimento no tocante a geração de empregos e investimentos e mantendo por muito tempo uma media de 250 empregos e uma extensa lista de empreendimentos paralisados.
O Distrito Industrial de Teixeira de Freitas teve seu ápice no ano de 1994 com a implantação da CAF Nordeste, que posteriormente foi adquirida pela Arcelor Mittal empresa do ramo de fabricação de aço. Após esse período foi quase que abandonado à própria sorte.
Em 2013 a Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (SUDIC), em parceria com a Prefeitura Municipal através da Secretaria da Indústria e Comercio,viabilizou a captação e a implantação de novas empresas: Arco Pneus, RM Mota, Atacadão Conquista queestão funcionandoe,já em fase de implantação está a Petrosserra, empresa do seguimento de distribuição combustível com previsão de faturamento anual superior a 100 milhões de reais. Já com previsão de inicio das obras de implantação para este ano estão: Belafix Tintas e Argamassa que tem a previsão de geração de 100 empregos diretos e 100 indiretos, Editora Fundamental e a Meridiano Alimentos.
O sucesso não para por ai, o empresário Pedro Elias Siepierski está investimento alto no Distrito Industrial. Por lá, ele já está implantando várias empresas ao mesmo tempo, dentre as que mais se destacam estão a Siepierski e Rocha, empresa que atuará na distribuição de produtos para grandes consumidores, a Siepierski Distribuidora, atuando na distribuição de derivados de petróleo para grandes consumidores e postos de combustíveis além de uma Indústria de vidros temperados denominado Tempera de Vidros, com projeção de atender aproximadamente 4 milhões de habitantes em um raio de 200 km com geração imediata de 80 empregos diretos. Em paralelo o empresário está desenvolvendo um projeto para a comercialização de vidros laminados, com um investimento inicial de oito milhões de reais. O setor de transporte do grupo também será instalado no Distrito e somam um investimento de dezesseis milhões de reais. Em um período de 05 anoso Grupo Siepieski espera gerar 400 empregos diretos com os novos empreendimentos.
Siepieski destacao trabalho desenvolvido por Erbson Gonçalves, Gerente Regional da SUDIC como primordial na expansão do seu negócio. “Logo percebi que se tratava de um profissional sério, competente e comprometido com seu trabalho. Com o tempo e a convivência com ele, descobri uma pessoa realmente motivada e que está realmente valorizando o empresário da região”, afirmou.
À frente da empresa Arco Pneus, Franz Sérgio também secretário do Condomínio do Distrito Industrial, avaliou de forma bastante positiva as ações da SUDIC na administração de Erbson Gonçalves. “Conheço o Erbson há algum tempo, trata-se de uma pessoa muito comprometida e seríssima. Ele tem um serviço prestado ao município e ao Estado. Espero que ele dê continuidade a este excelente trabalho a frente da SUDIC."
A empresa Comércio de Granitos Atlanta, está no mercado desde 2001 trabalhando com chapas, ladrilhos e peças recortadas. Sua produção é comercializada para todo o País, com foco na região Norte/Nordeste além doo estado de São Paulo e região Sul do País.
Luciano Borges dos Santos, funcionário da empresa, afirmou que a Granitos Atlanta está ampliando seu leque de atuação, trata-se de um projeto grandioso que está sendo desenvolvido para que a Atlanta possa exportar seus produtos para diversos países e segundo a direção da empresa o processo está em andamento e contempla investimentos em pesquisa mineral e em jazidasmantendo a exclusividade de sete tipos de materiais que será um grande diferencial no mercado. A empresa gera atualmente 16 empregos diretos e 16 empregos indiretos.Após análise e aprovação da Gerencia regional a Granitos, Atlanta adquiriu uma área maior no Distrito Industrial para sua expansão. São mais 22 mil metros quadrados que foram disponibilizados para este processo. Com esta ampliação e investimentos em novos maquinários, a empresa espera aumentar consideravelmente sua produção e contribuir ainda mais para o desenvolvimento socioeconômico do Extremo Sul.
Erbson falou da sua atuação como Gerente regional da SUDIC e sobre todos estes investimentos que estão impulsionando o Distrito Industrial. "A força de trabalho na Indústria impulsiona a economia local e contribui imensamente para o desenvolvimento sustentável que tanto almejamos e o papel principal da SUDIC é ser um motor propulsor deste desenvolvimento", finaliza.
O Distrito Industrial está recebendo 12 novas empresas que juntas somamum total de investimentosna ordem de28 milhões de reais,um faturamento anual estimado em R$ 190 milhões e a geração de empregos passa de 900.
Por: Mirian Ferreira/Liberdadenews