A NICA DA LIBERDADE 106

Ramiro Guedes

PRESENTE

Recebi do meu amigo e irmão Amaro Sant’Anna uma velha e preciosa edição do livro “Milagre no Brasil”, de Augusto Boal. O livro conta a prisão de Boal pela ditadura e os horrores que assistiu de torturas no QG do DOPS, na rua Tutóia, em São Paulo. Boal é um dos mais importantes homens de teatro do Brasil, intelectual de primeira linha e lutador pela causa da liberdade. Seria bom que os imbecis que, nas passeatas, gritam pela volta do regime militar, lessem esse livro.

Quem sabe mudariam de idéia?

SERÁ?

Corre por aí, de maneira fortíssima, a notícia de que a administração municipal pretende cortar o vale transporte dos estudantes. Vamos torcer para que seja boato, pois isso seria derrubar uma medida social da maior importância, conquista suada dos meninos. Outra coisa: espera-se que o ou os gênios de plantão que estão pensando na medida avaliem o tamanho da encrenca em que vão se meter.

Com estudante e professores não se brinca,

LIXÃO NOVO

Prospera a olhos vistos um novo lixão, que era lixinho, ali entre a Urbis e o Bonadiman, com direito à presença de urubus e outros visitantes incômodos.

Quem joga lixo lá é a população.

FAZ BEM?

Será que é boa a antecipação da campanha para deputado estadual e federal, como já está acontecendo? A eleição ainda vai se dar em 2018 e acabamos de sair de um pesado e caro pleito municipal. Os bolsos de determinados candidatos ainda estão ressentidos dos gastos nem sempre corretos das tais eleições.

Vale apena antecipar?

CANALHICE

O esforço que o Congresso está fazendo para tirar o Caixa 2 da ordem dos crimes é de uma canalhice sem par. Senadores e deputados estão tentando se proteger dos crimes que cometeram, usando recursos ilegais nas campanhas. Esperemos que o STF tenha a lucidez de abortar essa manobra macabra.

Terá, depois de suas últimas estripulias?

NELSON RODRIGUES

Sobre o assunto tratado acima (e de muitos e muitos outros) vale lembrar Nelson Rodrigues:

“No Brasil, quem não é canalha na véspera, é canalha no dia seguinte”.

Na mosca.

JÁ EM CURPIOBA-MIRIM...

A prefeita de Curpioba-Mirim, D. Brígida, é conhecida na cidade por seu espírito dominador. Para ela, em sua administração, praticamente não há necessidade de secretários: ela os tem,mas manda em tudo e não dá autonomia a nenhum deles. Na Secretaria de Ação Social, por exemplo, sem a autorização de D. Brígida, o secretário não tem autorização de doar um caixão de defunto, que é a prática mais comum da pasta.

Parece que o secretário quer entregar o cargo.

DENOREX

Lá em Curpioba-Mirim, o secretariado da prefeita Brígida está sendo chamado de Secretariado Denorex:

Parece que é, mas não é.

BOLSONARO

O deputado Jair Bolsonaro já está falando como candidato a presidente da República em 2018. Com uma pregação homofóbica, pelo menos até agora, Bolsonaro, em entrevista à Folha, começou a revisar alguns conceitos, amenizando o discurso, Nessa mesma entrevista, afirmou que não vai se deixar dominar pela imprensa e nem mesmo pelo STF. Bolsonaro tem empolgado a ultradireita e aos que precisam de guia para lhes indicar o caminho, já que não têm capacidade para pensar por si próprios. Com isso e sua pregação militarista, Bolsonaro já está em 9%.

É preciso cuidado com esse tipo de candidato.

PREVISÃO

Apenas uma observação: vai piorar.

JUSTIÇA DO TRABALHO

A atitude do Presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, arrasando com a Justiça do Trabalho, pode até ter o pensamento compartilhado por muita gente, mas que foi, politicamente, um tiro no pé, foi. Dizer que a Justiça do Trabalho só defende o direito do empregado e que devia acabar no Brasil, é ir contra uma conquista social de décadas.

Infelicidade total, golpismo de sempre.

MAIS UMA

Outra infelicidade do governo foi a fala do Ministro da Justiça, Osmar Serraglio, afirmando que índio não precisa de terra, pois terra não enche barriga.

Vai acabar levando uma bordunada nos cornes

SAÍDA

A saída do radialista Edvaldo Alves da rádio Sucesso se deu no domingo, 12 de março. A direção da emissora e o radialista já estavam em rota de colisão há algum tempo, por divergência sobre apoiar ou não o governo Timóteo Brito. O episódio é lamentável, por atingir os ouvintes, fãs do programa de Edvaldo, além de mexer na estrutura de programação da emissora. Fatos novos poderão acontecer e aguarda-se quem irá substituir Edvaldo no horário policial da Sucesso, que ele dominava.

O verão está quente.

DILMA

“O presidente ilegítimo não pode melhorar sua popularidade em cima de obra alheia”. Quem disse foi a presidente Dilma Roussef, sobre a presença de Temer na inauguração da transposição do São Francisco. Dilma falou isso no Festival Internacional de Filmes de Direitos Humanos, em Genebra.

Está claro que na cerimônia da transposição quem deveria ter sido chamado era Lula.

FECHANDO A NICA

“Se eu não arder,

Se tu não arderes,

Se nós não ardermos,

Quem romperá as trevas?” (Nazim Hikmet)

FECHANDO COM CASTRO ALVES

“E há um povo que a bandeira empresta

Para encobrir tamanha cobardia...”

Nesse dia de Castro Alves, 14 de março, como estaria a indignação do poeta ao presenciar nossa bandeira usada para encobrir tanta cobardia contra o povo.

CORRESPONDÊNCIA

Resposta a Agnaldo dos Santos:

Pois foi isso, Agnaldo: para uma pessoa no útero a palavra é gestação e não gestão.



AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.


Anuncie Aqui!

(73) 9972-7955 || (73) 3013-6687
liberdadenews@hotmail.com
Copyright © 2017 LiberdadeNews - A Força da Notícia. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um software livre com licença GNU/GPL v2.0