A NICA DA LIBERDADE 126

Ramiro Guedes

ABRINDO COM TENNYSON

“Vejam! No meio da floresta, /A folha dobrada germina, enrodilhada,/Em torções junto ao galho, e ali/ Cresce verde e larga, e livre de inquietações,/Impregnada de sol, ao meio-dia, e sob a lua,/Toda a noite, nutrida de orvalho; e amarelando/Cai e desce flutuando pelo ar./Vejam! adoçado com a luz do verão,/O fruto pleno do sumo, inchado de tão maduro, /Despenca em uma silente noite de outono”.

CARTAZ NA RODOVIÁRI DE CURPIOBA MIRIM

“ATENÇÃO! DEVIDO AO AUMENTO DA GASOLINA, AO AUMENTO DA ENERGIA, DO SALÁRIO DOS POLÍTICOS E DA CORRUPÇÃO, INFORMAMOS QUE A LUZ DO FIM DO TÚNEL FOI CORTADA”.

PANÇUDA EM CURPIOBA

Sóstenes Cauim, indigitado correspondente dessa coluna em Curpioba, nos manda notícias de que D. Brígida Campolargo teve foto sua e do namorado de 20 anos publicada em redes sociais. Sóstenes, cruelmente, chama a atenção para a pança da septuagenária prefeita. Nós, aqui nesse canto do mundo, chupando nossas balas de aniz, achamos que D. Brígida está prenhe de razão: o amor é lindo e o inverno está voraz.

Sóstenes anda muito mal humorado.

SOSTENIANICAMENTE FALANDO...

Nessa, Sóstenes acertou: ele nos envia nota, afirmando que a Suprema Corte Curpiobense (SCC), em mal cheiroso momento de agudo CC, acabou por legislar em causa própria e compor os salários dos ministros de forma irregular, jogando-os para além de qualquer razoabilidade. O defeito vinha da gestão passada, mas D. Brígida confirmou o absurdo. Sóstenes observa: “ela ia mesmo confirmar, pois o salário dela, prefeita, é maior do que o salário do prefeito de São Paulo”.

O Ministro Presidente da SCC não fala nada: nem tresanda, nem trescalda, apenas apanha o seu.

VERDADE

Mais da mídia alemã sobre Moro: “Super-heróis talvez sirvam para bons vingadores, mas não para bons juízes”

ELOGIOS

Conversando com esse escriba e o Dr. Luciano Falcão, o vereador Pedrão não poupou elogios ao Dr. Stanislaw Sierspierski, médico teixeirense amado pela comunidade por sua sabedoria e dedicação. Além de médico, Stan, para os mais íntimos, é professor, formado em Letras pela UNEB, escultor e músico dos bons. Mais do que tudo isso, uma grande alma, um médico pesquisador que honra a sua profissão.

O vereador Pedrão está certo: Stanislaw é patrimônio do bem em Teixeira.

SERÁ QUE EMPACA?

Nem bem as obras de asfaltamento das quatrocentas ruas prometidas pelo prefeito começaram e nos chega notícia aziaga do Governo federal: para conseguir bater a meta, Temer cortou uma fortuna em verbas do PAC.

Esperamos que os cortes não venham atingir Teixeira e que não prejudiquem os projetos asfálticos da atual administração.

Vamos torcer para que tudo dê certo.

O RISCO É GRANDE

O ex-prefeito João Bosco conservava uma equipe pronta de projetos para correr atrás das verbas do PAC e resolver os problemas onde quer que acontecessem. Foi assim que conseguiu as verbas, com muito trabalho e competência. O atual prefeito, com seu estilo centralizador, manterá essa disposição ou todas as iniciativas terão que passar por ele?

Aviso de um entendido nesse busílis: qualquer falha burocrática será desculpa para o governo barrar as verbas.

Esperemos que nada disso aconteça.

BOLSONARO E A EXPULSÃO DO EXÉRCITO

Deu nos jornais: “Em 16 de junho de 1988, no STM, Bolsonaro era acusado de transgressão grave ao Regulamento Disciplinar do Exército.” Além de publicar críticas ao Governo Federal e ao Ministro do Exército na época, planejou ações terroristas, com ataques a instalações do exército e adutoras, caso os salário dos militares não fossem majorados em 60%. Naquela ocasião, chegou a pegar 15 dias de cadeia, sendo depois absolvido.

Leia toda essa história, com dados completos em matéria do repórter e escritor Eduardo Reina, no Diário do Centro do Mundo (www.dcm.com.br) de 31 de julho.

Está tudo lá.

AÉTICO

Deu no jornal:

“O terceiro pedido de prisão preventiva contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG) apresentado pela Procuradoria-Geral da República afirma que o fato de o parlamentar estar em liberdade “evoca a ideia de privilégio antirrepublicano”.

Isso porque, segundo o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o “robusto acervo probatório” evidencia que Aécio estava “tecnicamente em estado de flagrância” ao cometer os crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, organização criminosa e obstrução de Justiça, o que justificaria a detenção de um agente político com foro por prerrogativa de função.”

10 x 1 como não vai dar em nada – afinal é peixe do PSDB.

FORRÓ NO ESPAÇO

No dia 5 de agosto, sábado, o Espaço Cultural da Paz promove um forró imperdível com o Jabá com Mandacaru, lá no Espaço. Além da forrozada, Baiana vai servir caldos deliciosos, com distinção para o caldo de abóbora, de se tomar ouvido Pereira da Viola solando o Hino Nacional. Será a partir das 9 da noite e uma grande oportunidade para prestigiar grandes artistas da terra.

Dia 5 de agosto, Jabá com Mandacaru, no Espaço Cultural da Paz. Imperdível.

FECHANDO COM ITARARÉ

Um dos maiores humoristas desse país foi Aparício Torelly, que se cognominou Barão de Itararé. Algumas frases desse genial brasileiro: “Todo homem que se vende recebe muito mais do que vale.” “O Brasil é feito por nós. Está na hora de desatar esses nós.” “A televisão é a maior maravilha da ciência a serviço da imbecilidade humana.”

“Nunca desista de seu sonho. Se ele acabou numa padaria, procure em outra.” “Este mês, em dia que não conseguimos confirmar, no ano 453 a.C., verificou-se terrível encontro entre os aguerridos exércitos da Beócia e de Creta. Segundo relatam as crônicas, venceram os cretinos, que até agora se encontram no governo.” “Negociata é todo bom negócio para o qual não fomos convidados.”



AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.


Anuncie Aqui!

(73) 9972-7955 || (73) 3013-6687
liberdadenews@hotmail.com
Copyright © 2017 LiberdadeNews - A Força da Notícia. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um software livre com licença GNU/GPL v2.0