Teixeira de Freitas: A Polícia Civil, liderada pelos delegados do NHT da 8ª COORPIN, Manoel Andreetta e Bruno Ferrari, concluiu as investigações de mais um homicídio tentado em Teixeira de Freitas. O crime aconteceu no dia 07 de novembro deste ano, na Rua Andaraí, no Bairro Liberdade II, e a motivação está ligada ao tráfico de drogas, desinteligência. A vítima foi um adolescente de 17 anos, que foi alvejada por cinco disparos que atingiram em diversas partes do corpo, e segundo a polícia, a vítima não teve qualquer chance de defesa e somente escapou da morte por pura sorte.
A vítima foi socorrida junto ao HMTF por populares que passavam pelo local, e acabou se recuperando das lesões sofridas. Com o desenvolvimento das investigações, descobriu-se que a vítima é sobrinho do interno do CPTF, Marivaldo Constância de Jesus, o “Manau”, um dos principais integrantes do Grupo de Flavão”, liderado por Flávio Oliveira Santana, o “Flavão”, preso atualmente no Presídio de Segurança Máxima de Serrinha/BA. O crime foi executado por dois adolescentes de 16 anos, a mando do braço direito do Grupo de Flavão, a pessoa de Valdo Bentinho da Silva, o “Bujão”, interno do CPTF.
Segundo o delegado Andreetta, o crime causou grande surpresa entre os investigadores do NHT, posto ser de conhecimento notório a proximidade entre os traficantes “Flávão”, “Manau”, e Valdo, contudo, com o aprofundamento das investigações, que contou com a colaboração da Diretoria do CPTF, na pessoa do Ten/Cel. Osiris Cardoso, passou-se a saber que o Grupo de Flavão havia “rachado” por conta da intenção de Flavão em trazer para atuar em Teixeira de Freitas e região, os membros da facção criminosa denominada CP (Comando da Paz ou TD2) sediada em Salvador/BA, situação repudiada e rechaçada com violência pelo Grupo de Valdo (Bujão).
Ainda segundo o delegado, a situação foi agravada por uma ordem dada por Flavão, vinda do Presídio de Serrinha, que determinava que o comando do tráfico de Teixeira de Freitas, no Bairro Liberdade, fosse repassado do antigo chefe Valdo “Bujão”, para Marinaldo, o “Manau”, seu novo “braço direito”. Com efeito, a ordem gerou um conflito interno no CPTF que terminou com a expulsão do “Manau”, e dos apoiadores de Flavão, das celas situadas no pátio “A”, feitas pelos apoiadores de Valdo “Bujão”, conflito este que se estendeu para o lado de fora do Presídio, quando Valdo deu a ordem para que seus “meninos de pista”, executassem o sobrinho de Manau.
Segundo as investigações, um dos adolescentes é contumaz na prática de crimes desta natureza, pesando contra o mesmo a prática do homicídio consumado envolvendo a vítima Maicon Pires Ferreira, ocorrido através de disparos de arma de fogo, nas mesmas circunstâncias do presente crime, quando a vítima encontrava-se sentada em frente à sua residência, na Rua Santa Luzia, no Bairro Irmã Dulce, em Teixeira de Freitas. "A situação vem sendo tratada com 'extrema atenção' pelas autoridades aplicadoras da Lei, que vêm se esforçando ao máximo para manter a ordem no Município de Teixeira de Freitas", explicou Andreetta.
Com efeito, vários internos foram ouvidos na Delegacia e no CPTF no sentido de esclarecer a autoria, assim como das circunstâncias do crime e de se identificar e neutralizar a “causa” do problema, sendo certo que o Inquérito Policial foi devidamente saneado, relatado e concluído pela Equipe do NHT, já remetido à Justiça para a apreciação e para a adoção das medidas jurídicas e administrativas cabíveis. Foi feita representação pela prisão preventiva do autor maior (Valdo Bujão), assim como pela internação provisória dos adolescentes infratores, visando garantira ordem pública e a aplicação da Lei Penal.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews
Matérias relacionadas
Teixeira: Adolescente de 17 anos é baleado no Bairro Liberdade II e socorrido ao HMTF
NHT da 8ª COORPIN conclui inquérito sobre homicídio no Bairro Irmã Dulce em Teixeira
"Maikinho" é executado a tiros no Bairro Irmã Dulce em Teixeira: Polícia já tem suspeito