Teixeira de Freitas: A Polícia Civil (8ª COORPIN) concluiu o homicídio consumado de Clayton Carlos de Souza, vulgo Paulista Tatuador”, 40 anos de idade, crime ocorrido em 14 de agosto de 2015, na Rua Chiquita Bacana, no Bairro Castelinho, em Teixeira de Freitas. Na ocasião do crime, o então delegado titular de Teixeira e Freitas, Manoel Andreetta, realizou o levantamento cadavérico, cuja vítima foi assassinada com um tiro de espingarda de fabricação caseira e a pedradas.
A vítima apresentava escoriações no braço, na mão direita, lesões no lado esquerdo da cabeça, na altura da fronte e uma lesão contusa na altura do supercílio direito, sendo a pedra utilizada encontrada ao lado do corpo da vítima com vestígios de sangue. Na oportunidade, foi encontrado no local do crime, um facão com o cabo envolto em fita isolante de cor preta, sendo certo que, investigações preliminares apontaram que a vítima estava armada com o facão, quando então entrou em luta corporal com os dois autores.
Um dos criminosos estava armado com uma espingarda de fabricação caseira, tipo chumbeira, e efetuou um disparo no momento da briga, que atingiu a vítima na cabeça, quando então o outro pegou uma pedra de alvenaria que estava próxima ao local e desferiu um golpe contra a cabeça da vítima, atingindo-a no momento em que a mesma estava caída ao chão, oportunidade em que a vítima acabou morrendo em decorrência dos ferimentos sofridos.
O caso foi investigado pela equipe do NHT da 8ª COORPIN, sob a liderança dos delegados Manoel Andreetta e Bruno Ferrari, os quais apuraram que a vítima fatal Clayton foi morto por dois adolescentes infratores, sendo um de 16 anos e outro de 15, na época do crime. A motivação foi uma vingança por conta de um desentendimento entre um dos menores e o Clayton, fato ocorrido em um bar, uns seis meses antes do crime, quando após perder uma aposta em um jogo, a vítima entrou em luta corporal com o adolescente, terminando por desferir dois golpes de faca nas costas do adolescente.
Mesmo antes deste fato, já havia um desentendimento entre eles. Na ocasião da facada, o adolescente foi socorrido ao HMTF e passou por tratamento. Já no dia do homicídio, os dois adolescentes vinham seguindo a vítima Clayton pelas ruas do Bairro Castelinho, sendo certo que o adolescente que havia levado a facada, portava uma arma de fogo tipo espingarda de fabricação caseira, quando então, ao passarem pela referida rua do crime, os dois entraram em luta corporal, oportunidade em que o adolescente acabou surpreendendo a vítima desferindo contra a mesma um disparo que a acertou na região da cabeça.
Com um pedaço de pedra, o comparsa do adolescente, desferiu golpes contra a cabeça da vítima, terminando de matá-la, ainda no local. Após a prática do crime, os adolescentes deixaram o local de bicicleta, tomando rumo ignorado. Vale frisar que um dos autores do crime, foi assassinado no dia 11 de setembro deste ano, em via pública, no Bairro Irmã Dulce, em Teixeira de Freitas, através de disparos de arma de fogo, após se desentender com um outro adolescente, fato investigado e já solucionado pela Equipe do NHT e remetido à Justiça.
Já o adolescente, comparsa no crime do Clayton, que atualmente está com 19 anos de idade, encontra-se atualmente em lugar ignorado. Em pesquisas nos arquivos e sistemas desta Delegacia, soube-se que todos os envolvidos já tinham passagem por esta Delegacia, seja pelo consumo de drogas, seja pela prática de crimes contra o patrimônio ou pelo envolvimento em confusões pelo Bairro Castelinho e Irmã Dulce, tanto que a vítima Clayton, assim como o adolescente autor terminaram morrendo em circunstâncias semelhantes.
“Isso demonstra que os crimes estão calçados não só em fatos isolados e pontuais, mas enraizados em uma cultura sinistra e envolvente, que remete a um amplo espectro de problemas sociais, presentes na maioria das comunidades carentes. Por oportuno, foi representado pelo NHT pela Internação Provisória do adolescente infrator sobrevivente, hoje com 19 anos, por ter ficado clara a malvadez, a frieza e a exposição da vida de pessoas inocentes durante a execução do crime”, disse Andreetta.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews
Matérias relacionadas
“Paulista Tatuador” é morto à pedrada no Castelinho: Uma faca foi encontrada com a vítima
"Maikinho" é executado a tiros no Bairro Irmã Dulce em Teixeira: Polícia já tem suspeito
NHT da 8ª COORPIN conclui inquérito sobre homicídio no Bairro Irmã Dulce em Teixeira