Nova Viçosa: O município de Nova Viçosa e o seu principal distrito, Posto da Mata, alcançaram números recordes de dias sem homicídios. A intensificação dos trabalhos desenvolvidos pela Polícia Civil, que tem como delegada titular, Waldiza Fernandes, juntamente com a 89ª Companhia Independente de Polícia Militar, sob o comando do Major Anilton e da CIPE/MA (CAEMA), sob o comando do Major Pontes, possibilitou que o município de Nova Viçosa chegasse no último dia do mês de fevereiro com a histórica marca de 45 dias completos sem homicídios, e se finalizar o mês sem nenhum registro, neste dia 28 de fevereiro chegaremos a 46 dias sem homicídios. O último crime ocorreu no dia 13 de janeiro, e teve como vítima Wenderson Rocha Silva.
Já Posto da Mata, que assim como Nova Viçosa é considerada como zona crítica com relação a homicídios, registrou seu último homicídio no dia 15 de dezembro, e teve como vítima Washington Luiz de Jesus Gomes, 44 anos de idade. Com isso, o distrito chegou a incrível marca de 74 dias sem homicídios. O resultado foi alcançado devido à intensificação do combate ao tráfico de drogas, onde ocorreram diversas prisões em Nova Viçosa e nos distritos. Outro ponto fundamental foi a identificação por parte da Polícia Civil, do principal chefe do tráfico de drogas, que mesmo de dentro do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas (CPTF) ordenava execuções.
O chefe do tráfico em Posto da Mata foi identificado como sendo Adelson Alceu de Souza, 23 anos de idade, vulgo "Latró", que estava preso no CPTF por mais de 05 anos, e após os trabalhos da delegada Waldiza e sua equipe, o criminoso foi transferido para o presídio de segurança máxima de Serrinha. Com isso, houve o enfraquecimento dos traficantes e homicidas, que sempre cumpriam as ordens de "Latró", e com a sua transferência, houve o natural recolhimento das ações criminosas na região.
A parceria entre a Polícia Civil e Polícia Militar levou a população a uma maior sensação de segurança, e as ações entre as polícias passaram a se tornar comuns, ou seja, ações de inteligência, preventivo, ostensivo e uma formalização que conseguiu junto ao judiciário diversos mandados de prisões e de buscas e apreensões. Em muitas cidades houve um aumento assustador nos números de homicídios, a exemplo de Teixeira de Freitas, que superou nos dois primeiros meses de 2018, os números do mesmo período de 2017.
Além de combater o tráfico de drogas, diversas prisões como de receptadores, assaltantes e estupradores, marcaram o início de 2018. Uma prisão que ocorreu em Nova Viçosa e repercutiu muito no estado de Minas Gerais foi a de uma especialista no crime de roubo de carros, que tinha como principal área de atuação criminosa a capital Belo Horizonte. A região, que ainda conta com outro importante município, Mucuri, é de extrema importância, já que fazem parte da divisa da Bahia com os estados do Espírito Santo e Minas Gerais.
Com um fluxo intenso de turistas, que cruzam as rodovias estaduais e federais rumo às praias e cidades históricas, muitos criminosos vêem a possibilidade de expandirem as ações criminosas, que estão sendo combatidas com êxito, e segundo os comandantes da Polícia Civil e da Polícia Militar continuarão sendo, já que as lutas e buscas por dias de paz são diárias.
Em contato com a delegada Waldiza, a mesma falou dos números baixos de homicídios, mas, afirmou que juntamente com sua equipe, busca a elucidação de dois homicídios que ocorreram em janeiro. A delegada disse que buscas e diligências já foram feitas e que a qualquer momento os autores poderão ser presos. A delegada afirmou ainda que arrombamentos e furtos são outros crimes que estão sendo investigados, já que tem um certo aumento no verão, pela maior concentração de turistas e visitantes. A delegada falou que a parceria entre as polícias e o apoio da população, é o diferencial no combate ao crime.
Por: Rafael Vedra/LiberdadeNews
Matérias relacionadas:
ttps://liberdadenews.com.br/policia/22843-quatro-presos-em-acao-do-peto-da-89-cipm-de-posto-da-mata-drogas-foram-apreendidas
https://liberdadenews.com.br/policia/22370-caema-prende-jovem-com-twister-250-adulterada-no-interior-de-nova-vicosa